Topo

La Liga - 2022/2023

Ronaldo se manifesta após time do qual é dono cair novamente na Espanha

Ronaldo Nazario acompanhou no estádio o rebaixamento do Real Valladolid no Campeonato Espanhol - Angel Martinez/Getty Images
Ronaldo Nazario acompanhou no estádio o rebaixamento do Real Valladolid no Campeonato Espanhol Imagem: Angel Martinez/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/06/2023 08h35

Ronaldo, dono do Real Valladolid e do Cruzeiro, se manifestou após o clube espanhol do qual é dono ser rebaixado pela segunda vez em três temporadas.

O que ele disse

Ronaldo seguirá no clube: "A situação financeira do clube está estável. O mercado de vendas está bastante aquecido, mas não sairei do Valladolid até deixar o legado que desejo".

Críticas ao prefeito da cidade: "Investimos mais de 18 milhões de euros (cerca de R$ 95 milhões na cotação atual) no nosso estádio. Entendo que os trâmites podem ser lentos, mas Óscar Puente [prefeito de Valladolid] fez pouco pelo Valladolid. Tivemos promessas da Câmara Municipal que não se concretizaram".

Erro no planejamento: "Falhar é natural, não vamos baixar a cabeça e desistir. Cometemos erros. Os principais: 20 derrotas na LaLiga, gols nos minutos finais, arbitragem... Deixamos muitos pontos pelo caminho e também haverá algum erro de planejamento. Estamos muito tristes, mas, ao mesmo tempo, convictos de que fizemos o máximo possível para ficar. Reclamamos, as arbitragens não vão mudar Por que os árbitros não falam e existe essa intolerância? Essas reclamações foram para nos ensinar que nada muda reclamando ou não."

Diretor esportivo e técnico ex-Cruzeiro seguem no clube mesmo após rebaixamento: "Fran Sánchez e [Paulo] Pezzolano vão continuar, são pilares fundamentais para nós, embora neste momento não possamos planear o plantel até sabermos o orçamento que vamos ter".

O que aconteceu?

Rebaixados jogando em casa. O Valladolid entrou na última rodada dependendo apenas de si para continuar na elite do Campeonato Espanhol, mas acabou empatando em 0 a 0 contra o Getafe, mesmo com o apoio de sua torcida, e foi rebaixado.

Segundo rebaixamento em três anos. O clube que pertence a Ronaldo também foi rebaixado na temporada 2020/21, e conseguiu o acesso na última temporada — mas não conseguiram se manter entre as principais equipes do futebol espanhol.

Junto com o Valladolid foram rebaixados para a segunda divisão espanhola o Espanyol e o Elche.