Topo

Copa do Mundo e Apple: O que há por trás da contratação de Messi

Colaboração para o UOL, em Aracaju

08/06/2023 10h37

Diretor do Orlando City por uma década, o jornalista e consultor de comunicação Marcos Peres explicou como a Copa do Mundo e a Apple influenciaram na contratação de Messi.

Chegada de Messi muda a Liga. Peres explicou que todos os clubes têm porcentagem de lucros da Liga e vão trabalhar juntos a imagem do craque. "O Messi vai vender ingresso em todos os mercado dos EUA, que são o país mais rico do mundo, tem muitas opções de entretenimento, então as pessoas têm onde gastar o dinheiro. Onde elas vão escolher o futebol? Como o Kaká, a gente viajava com o Kaká para Chicago, ele enchia o estádio, ia para Los Angeles, ele enchia o estádio, isso vai acontecer aqui com o Messi."

Esse impacto no mercado interno era necessário para o sucesso comercial da próxima Copa. "A chegada do Messi vai afetar o business e o crescimento do futebol aqui nesse caminho para a Copa do Mundo de 2026. Uma Copa que vai acontecer nos Estados Unidos, a maior parte, e no Canadá e no México".

Messi chega ao mesmo tempo em que a Apple passa a exibir a liga para o mundo todo: "A MLS acabou de anunciar um acordo com a Apple, de dois bilhões e meio de dólares. Pela primeira vez, um acordo global foi fechado, a MLS está na Apple para todo o mundo, então a venda de assinaturas que vai garantir que os clubes acertem um certo número, para a liga receber esse dinheiro ao longo dos 10 anos."

O craque argentino vai lucrar com crescimento do mercado americano. Peres explicou: "No contrato do Messi, ele vai ficar com uma parte desse aumento de assinaturas a partir do momento que pisar no gramado. O contrato com a Adidas, por exemplo, que é patrocinadora do Messi e da liga, a venda de camisas tem uma fração para o Messi. Tudo isso vai se acumulando e vai fazer parte dessa dinheirama que o Messi vai fazer aqui, embora seja muito menos do que ele receberia na Arábia Saudita".

Assista ao UOL News Esporte na íntegra