Topo

Na mira do Real e do PSG, Harry Kane nunca conquistou um título na carreira

Harry Kane, atacante do Tottenham - ADRIAN DENNIS/AFP
Harry Kane, atacante do Tottenham Imagem: ADRIAN DENNIS/AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/06/2023 04h00

Um dos grandes movimentos do mercado da bola europeu deve ser a troca de clube de Harry Kane. Na mira de Real Madrid e PSG, o inglês de 29 anos busca o primeiro título de sua carreira em torneios oficiais.

O que aconteceu

Pode parecer estranho para um jogador de tamanho peso no contexto mundial, mas Harry Kane nunca foi campeão, seja por clubes ou pela seleção.

Formado na base do Tottenham, ele passou emprestado por Milwall, Leyton Orient, Norwich City e Leicester City. Desde a temporada 2013/2014 defende ininterruptamente o time pelo qual foi formado.

O problema é que os Spurs não erguem uma taça desde a Copa da Liga Inglesa conquistada em 2007/2008, quando Kane estava no time sub-15.

Ele até chegou perto com o vice-campeonato da Liga dos Campeões e do Campeonato Inglês, mas taça mesmo só em torneios amistosos de pré-temporada.

Já a seleção da Inglaterra vive jejum ainda maior, sem conquistar título algum desde a Copa d Mundo de 1966. Kane disputou as Copas do Mundo de 2018 e 2022, além das Eurocopas de 2016 e 2021, quando o time inglês foi vice-campeão.

Glórias individuais

Por outro lado, a conhecida capacidade artilheira fez Kane atingir honras individuais, como ter sido três vezes artilheiro da Premier League e ter terminado a Copa do Mundo de 2018 como goleador da competição.

Disputado no mercado

O PSG tem interesse na contratação de Kane, segundo o jornal Le Parisien. O clube estaria disposto a pagar 100 milhões de euros (R$ 526,6 milhões na cotação atual) para contar com o jogador.

Após a saída de Benzema, o predileto para levar Kane se tornou o Real Madrid. O clube merengue vê nele a reposição perfeita para o comando de ataque e também considera abrir seus cofres, segundo o jornal Marca.

Com contrato junto ao Tottenham até 2024, Kane já teria manifestado a intenção de se transferir para um clube pelo qual pudesse finalmente conquistar títulos.