Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

City bate Inter com gol de herói improvável e enfim é campeão da Champions

Manchester City levanta a taça de campeão da Champions -  David Ramos/Getty Images
Manchester City levanta a taça de campeão da Champions Imagem: David Ramos/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/06/2023 17h55

O Manchester City enfim é campeão da Liga dos Campeões. Em jogo tenso, o time inglês contou com a pontaria de Rodri, no segundo tempo, para vencer a Inter de Milão por 1 a 0, hoje, no Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, na Turquia, e levantar o principal caneco europeu após o vice-campeonato de 2020/21.

Estrela de Rodri brilhou em jogo apagado de Haaland e De Bruyne machucado. Artilheiro desta Champions, o norueguês ficou encaixotado na marcação e pouco jogo. Já De Bruyne, outra estrela dos Citizens, precisou ser substituído ainda no primeiro tempo.

Conquista coroou o triplete do time de Pep Guardiola. Na temporada, o time levantou também o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra.

Fim do jejum de Guardiola. O treinador tinha conquistado seu último título de Liga dos Campeões em 2011, com o Barcelona.

Herói improvável garante título inédito ao City

Inter atrapalhou troca de passes do City e apostou na velocidade. Os italianos subiram a marcação desde o início do jogo — incomodando o tradicional "tique-taca" do time de Guardiola — e buscaram roubadas e muita velocidade para tentar chegar ao gol de Ederson. Já o City tentou trocas de primeira e até lançamentos para ir ao ataque.

Ederson afobado, e Haaland parou em Onana. O goleiro brasileiro errou duas saídas de bola ainda no primeiro tempo. Ele mandou uma bola para a lateral e tocou forte demais para Rubén Dias. Do outro lado do campo, Haaland parou em Onana - após passe de De Bruyne - na melhor chance inglesa.

Kevin de Bruyne - ANP via Getty Images - ANP via Getty Images
Kevin de Bruyne, do Manchester City, é consolado após ser substituído em final da Liga dos Campeões contra o Manchester City
Imagem: ANP via Getty Images

De Bruyne, de novo, deixou o City em uma final de Champions. O belga sentiu um problema ainda na primeira etapa e deixou o campo para a entrada de Phil Foden aos 36 minutos. Na decisão contra o Chelsea, em 2021, De Bruyne teve uma fratura na face e também acabou substituído.

Com muita "trocação", defesas levaram a melhor, e Ederson salvou o City. O segundo tempo começou com ambas as equipes em busca do gol, e esbarrando em sólidos sistemas defensivos. Enquanto o City construía com a bola no chão, a Inter tentava com lançamentos e saídas em velocidade, e Lautaro teve a melhor chance da segunda etapa, em jogada pela esquerda, mas a finalização parou no peito de Ederson.

Rodri aproveitou rebote para explodir a torcida do City na Turquia. Com Haaland marcado e De Bruyne no banco, brilhou a estrela de Rodri. Aos 23 minutos do segundo tempo, Bernardo Silva cruzou pela direita, a bola foi cortada e sobrou para Rodri, no meio da área, mandar para o fundo da rede.

Inter foi para o tudo ou nada, e Ederson garantiu o título. Atrás no marcador, os italianos aceleraram o jogo, buscando especialmente Lukaku e Lautaro, e deram trabalho tanto para o goleiro Ederson, que fechou o gol e assegurou a primeira Champions do City.

FICHA TÉCNICA

Manchester City 1 x 0 Inter de Milão

Competição: final da Liga dos Campeões 2022/2023
Local: Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, na Turquia
Data e horário: 10 de junho de 2023, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Assistentes: Pawe? Sokolnicki (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL)
VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)
Cartões amarelos: Barella (Inter de Milão); Ederson (Manchester City), Inzaghi (Inter de Milão)
Gols: Rodri (Manchester City), aos 23 minutos do segundo tempo

MANCHESTER CITY: Ederson; Akanji, Rúben Dias e Aké; Stones (Walker) e Rodri; Gündogan, De Bruyne (Foden), Bernardo Silva e Grealish; Haaland. Técnico: Pep Guardiola

INTER DE MILÃO: Onana; Darmian, Acerbi e Bastoni (Gosens); Dumfries (Bellanova), Brozovic, Barella, Çalhanoglu e Dimarco; Lautaro Martínez e Dzeko (Lukaku). Técnico: Simone Inzaghi