Quem é o equatoriano de 16 anos contratado pelo Chelsea por R$ 107 milhões
Na última segunda-feira, o Chelsea sacudiu o mercado sul-americano. O gigante inglês anunciou a contratação de Kendry Páez, promessa do Equador de apenas 16 anos. O meia-atacante é sensação do país, defende o Independiente del Valle e tem o Corinthians em sua história.
O que aconteceu
Embora os números da negociação não tenham sido confirmados oficialmente, jornalistas ingleses noticiaram que o total pago por Páez pode chegar a 17,5 milhões de libras (R$ 107 milhões na cotação atual) considerando bônus de aproveitamento.
O jogador só irá para Inglaterra em 2025, quando completar 18 anos.
Principal promessa do Equador, ele estreou no time principal do Del Valle aos 15 anos, em fevereiro deste ano, e logo no primeiro jogo marcou um gol, contra o Mushuc Runa, pelo Campeonato Equatoriano.
O feito o coloca como jogador mais jovem a marcar um gol na primeira divisão do país na história.
O Corinthians está na história dele pois seu primeiro compromisso continental pelo time de profissional foi exatamente diante do Timão. Páez entrou no segundo tempo do duelo pela Libertadores, em maio. Na vitória por 3 a 0 dos equatorianos sobre o Corinthians, na última quarta-feira, ele jogou por 16 minutos.
Craque na seleção
O pouco tempo de time principal contrasta com uma carreira já longa nas seleções de base do Equador.
Páez foi um dos principais jogadores da equipe sub-17 no Sul-Americano da categoria disputado em abril.
Foram dois gols e seis assistências em oito partidas na competição. O Equador foi vice-campeão, o Brasil ficou com a taça.
Ele também participou do Mundial Sub-20, mesmo tendo idade bem abaixo do limite. Foram quatro jogos com um gol e duas assistências na competição da qual o Equador foi eliminado nas oitavas de final para a Coreia do Sul.
Seu gol contra Fiji o colocou como atleta mais jovem a marcar na história da competição.
Disputado no mercado
O Chelsea não foi o primeiro interessado em Páez. Antes de se acertar com os Bleus, o atleta esteve na mira do Manchester United e do Borussia Dortmund.
A ida a Stamford Bridge reflete uma regra de mercado estabelecida pelo clube que busca contratar os jovens mais talentosos do mundo para completarem sua formação no clube.
Não é normal um jogador de 15 anos em qualquer primeira divisão do mundo. Falar tudo que eu acho dele, poderia ser uma imprudência. Mas o que mais me impressiona nele não é como joga, porque qualquer jogador pode chegar à idade dele jogando assim. O que mais me surpreende é sua personalidade, não parece que tem 15 anos. Quando falamos em personalidade, não falo só dentro de campo, ele não sente nenhuma pressão por ter essa idade e joga como qualquer um em campo. Ele corre, recupera, interpreta o jogo, é muito inteligente para jogar. Todos os movimentos que treinamos ele realiza com perfeição"
Martín Anselmi, técnico do Independiente del Valle, em março.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.