Topo

Ex-atacante, Joelinton diz que troca para o meio levou à seleção: "Renasci"

Joelinton festeja um gol pelo Newcastle na Premier League - GLYN KIRK/AFP
Joelinton festeja um gol pelo Newcastle na Premier League Imagem: GLYN KIRK/AFP

Thiago Arantes

do UOL, em Barcelona

12/06/2023 15h05

O volante Joelinton, do Newcastle, afirmou nesta segunda-feira que a mudança de posição —durante a temporada 2021-22— foi fundamental para que ele chegasse à seleção brasileira.

O que aconteceu


Há pouco mais de um ano, Joelinton era um centroavante em baixa no Newcastle, até que o técnico Eddie Howe resolveu testá-lo jogando mais recuado.

Como meio-campista, o brasileiro passou a render bem e firmou-se como titular do clube do norte da Inglaterra. A convocação para os amistosos contra Guiné e Senegal foi a primeira dele para a seleção brasileira.

"Minha carreira renasceu com o Eddie [Howe]. A mudança de posição foi natural e aconteceu aos poucos. Ele chegou, viu qualidade para outras funções e as coisas aconteceram no meio-campo. Estou muito feliz na posição", disse o jogador.

Mesmo jogando como volante, Joelinton marcou mais gols na atual temporada do que nas anteriores pelo Newcastle: foram 8, contra 6 na temporada 2020-21, o recorde anterior.

No clube inglês, o ex-atacante tem como companheiro Bruno Guimarães, a quem também atribui muito de sua evolução dentro de campo.

"Chegou e me ajuda dentro de campo com sua qualidade, é ótimo ter brasileiro ali, joga na posição e facilita a comunicação. Nos entendemos muito bem em campo", afirmou.

"Sabia que no ano passado era difícil porque a seleção estava praticamente formada para a Copa do Mundo. Mas sabia que se eu seguisse no caminho, do jeito que eu estava jogando, poderia ter uma chance na seleção. Uma hora ou outra a minha hora iria chegar. Teria que estar pronto para mostrar a minha qualidade. Então, estou feliz de estar aqui. Espero mostrar minha qualidade para que eu possa vir mais vezes", Joelinton, volante da seleção brasileira