Topo

Brasileirão - 2023

Rayan e Endrick, de 16 anos, fazem gol na mesma rodada e atraem holofotes

Rayan, do Vasco, comemora gol contra o Inter pelo Campeonato Brasileiro - Maxi Franzoi/AGIF
Rayan, do Vasco, comemora gol contra o Inter pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

12/06/2023 12h00

Atacantes, 16 anos e gols na mesma rodada do Brasileirão. O fim de semana alinhou o protagonismo de Rayan, do Vasco, e Endrick, do Palmeiras.

Jovens promissores, eles foram importantes nos jogos dos seus times, chamaram a atenção — mas o papel de cada um e os resultados foram diferentes, dialogando com o cenário atual dos respectivos times.

O que aconteceu

Rayan fez seu primeiro jogo como titular do Vasco e fez o gol do time na derrota para o Internacional, no Beira-Rio, por 2 a 1.

Endrick saiu do banco e fez o segundo gol do Palmeiras no clássico com o São Paulo, no Morumbi. O time de Abel Ferreira venceu por 2 a 0.

Aos 16 anos, 10 meses e 8 dias, Rayan se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol pelo Vasco no século.

Rayan também virou o quarto mais jovem a balançar as redes no Brasileirão por pontos corridos. O líder dessa estatística é justamente Endrick, seguido por Jô (Corinthians) e Anderson (Grêmio).

Rayan é nova cartada no Vasco

A escalação de Rayan foi uma das apostas do técnico Maurício Barbieri para mudar o panorama no Vasco, atualmente na zona de rebaixamento.

Rayan tomou lugar de Pedro Raul no time titular e fez o gol após uma tabela com Alex Teixeira, quando o Vasco perdia por 2 a 0.

Acho que o Rayan entrou muito bem, demonstrou muita personalidade. Pena que o resultado acaba não valorizando isso. Mas ele demonstrou todo talento que ele tem, e é mais uma opção que ganhamos. Ele já vinha treinador conosco há algumas semanas, treinando bem, sempre fazendo gols nos treinos. Ele fez o gol, uma situação que a gente precisava. Ele sempre demonstrou muita serenidade e tranquilidade".

Maurício Barbieri, técnico do Vasco

Rayan já tinha entrado em dois jogos pelo Carioca, mas durante o segundo tempo. Ele assinou o primeiro contrato profissional em dezembro de 2022 e já tinha participado da Copinha, mesmo com 15 anos — algo que aconteceu com Endrick também.

Rayan sempre atuou na base do Vasco — fez gol quando estreou no sub-17 e no sub-20. Ele é filho do ex-zagueiro Valkmar, que atuou no Vasco no final da década de 19990. Vanessa, mãe do jogador, conheceu o pai por ser funcionária do clube.

O momento de Endrick

Endrick já é uma joia mais badalada, tanto que já foi vendido ao Real Madrid. Mas o processo de amadurecimento dele no Palmeiras está em curso. Ele chegou a ficar fora até do banco contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil, mas Abel Ferreira tem um plano: o de ontem (11) foi mudar a cara do ataque contra o São Paulo, quando o Palmeiras estava pressionado.

Endrick, do Palmeiras, comemora gol contra o São Paulo pelo Brasileirão -  ANDRé PERA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO -  ANDRé PERA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Endrick, do Palmeiras, comemora gol com Richard Rios, em jogo contra o São Paulo pelo Brasileirão
Imagem: ANDRé PERA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A entrada de Endrick no segundo tempo foi no lugar de Rony, que viajou após a partida para se apresentar à seleção brasileira. Depois da falha de Arboleda na dividida com Breno Lopes, veio o tiro certeiro do jovem atacante.

"Para o Endrick fazer o gol, quem disputou a bola foi o Breno. A base é importante, mas esse suporte dos experientes é importante", comentou Abel, sobre o lance.

Foi o segundo jogo seguido com gol de Endrick, que balançou as redes na virada sobre o Barcelona-EQU, pela Libertadores, no meio de semana.

O Brasileirão para por 10 dias. Na próxima rodada, fica a expectativa para saber como os técnicos pretendem usar seus atacantes de 16 anos.