Topo

Vini Jr e Rodrygo vão de números divididos a camisas pesadas no Real

Do UOL, em São Paulo

12/06/2023 13h36

O Real Madrid anunciou a nova numeração das camisas de Rodrygo e Vinícius Jr para a próxima temporada.

O que aconteceu

Vinícius Jr será o novo camisa 7 do Real, enquanto Rodrygo assume a 11. Os brasileiros herdam os números de Hazard e Asensio, respectivamente, ambos de saída do clube espanhol.

É o quarto número de camisa para os dois atacantes, apesar do pouco tempo em Madri. Vinícius chegou como camisa 28, mudou para 25 e vestiu a 20 na última temporada. Já Rodrygo iniciou como 27, mudou para 25 e mais recentemente utilizou a 21.

A conquista de espaço no Real Madrid se reflete no número da camisa. Vini e Rodrygo nem sequer tinham espaço próprio em instalações do clube quando utilizavam 25 e 27. Atualmente, os brasileiros asseguraram o direito de levar nas costas grandes símbolos da história merengue.

Pouco prestígio no início

Camisa dividida entre Rodrygo e Vinicius Júnior no museu do Real Madrid em 2020. - Brunno Carvalho/UOL - Brunno Carvalho/UOL
Camisa dividida entre Rodrygo e Vinicius Júnior no museu do Real Madrid em 2020.
Imagem: Brunno Carvalho/UOL

Vinícius chegou ao Real Madrid em 2018, com 18 anos, enquanto Rodrygo cumpriu a mesma trajetória 12 meses depois. Apesar de rapidamente mostrarem capacidade para jogar no clube - ambos disputaram mais de 25 partidas na temporada de estreia -, os brasileiros não adquiriram status de estrela da noite para o dia.

O museu do Real Madrid sequer providenciava espaço individual para a dupla em 2020. O clube expõe no Santiago Bernabéu camisas com os números de todos os seus jogadores atuais. Mas, naquela época, Vinícius e Rodrygo não detinham o mesmo prestígio de hoje. O clube montou uma gambiarra e dividiu uma peça de roupa para os brasileiros.

Os maiores madridistas vestem a 7

Cristiano Ronaldo no Santiago Bernabéu em 2018. - Anadolu Agency/Getty Images - Anadolu Agency/Getty Images
Cristiano Ronaldo no Santiago Bernabéu em 2018.
Imagem: Anadolu Agency/Getty Images

Vinícius Jr assume uma camisa com peso no Real Madrid. O brasileiro utilizará um algarismo simples pela primeira vez na carreira de maneira fixa. O atacante vestiu a 20 no Flamengo e manteve o número durante a Copa do Mundo com a seleção brasileira.

Cristiano Ronaldo fez história com a camisa 7. Após utilizar a 9 em sua temporada de estreia, o português se encontrou em Madri quando fez jus ao apelido CR7. O atacante fez 418 vestindo o número histórico, tornando-se o maior artilheiro de todos os tempos do Real, além de conquistar 15 títulos e quatro Bolas de Ouro.

O segundo maior artilheiro do Real também vestiu a 7. Raúl passou a utilizar o número de maneira fixa a partir de 1996, e manteve-o até 2010. O espanhol marcou 323 gols em 741 jogos. Outros nomes históricos que utilizaram esta camisa incluem Emilio Butragueño e Juanito.

Os camisas 7 recentes fracassaram no clube. Eden Hazard passou as últimas quatro temporadas utilizando o número histórico, mas fez somente 7 gols em 76 partidas no Real. Antes do belga, Mariano Díaz recebeu o fardo que um dia foi de Cristiano Ronaldo e também não correspondeu à tarefa.

Grandes atacantes usaram o número 11

Gareth Bale faz seu segundo gol na final da Liga dos Campeões 2017/18. - Mike Hewitt/Getty Images - Mike Hewitt/Getty Images
Gareth Bale faz seu segundo gol na final da Liga dos Campeões 2017/18.
Imagem: Mike Hewitt/Getty Images

A mudança de número é símbolo de como Rodrygo foi aos poucos virando titular do Real Madrid. Em 2022/23, o brasileiro iniciou mais jogos como titular do que como reserva na Espanha.

Gareth Bale fez história com a camisa 11 do Real. O galês levou o número consigo durante quatro conquistas de Liga dos Campeões, fazendo gols em duas finais. Apesar de encerrar sua trajetória em Madri com pouco espaço, seus 106 gols e o trio com Cristiano Ronaldo e Benzema estão marcados para a eternidade.

O oitavo jogador com mais partidas pelo Real vestiu 11. Paco Gento defendeu as cores do clube entre 1953 e 1971, sendo recordista em títulos de Liga dos Campeões e La Liga: 6 e 12, respectivamente. O espanhol fez 600 jogos pela equipe.

Ronaldo utilizou o número 11 na temporada de estreia em Madri. No entanto, o Fenômeno optou por trocar para a camisa 9 após a saída de Fernando Morientes. Outros jogadores marcantes na história do Real que vestiram 11 são Arjen Robben e Jorge Valdano.

Ronaldo comemora gol do Real Madrid na Liga dos Campeões 2002/03. - Adam Davy - EMPICS/PA Images via Getty Images - Adam Davy - EMPICS/PA Images via Getty Images
Ronaldo comemora gol do Real Madrid na Liga dos Campeões 2002/03.
Imagem: Adam Davy - EMPICS/PA Images via Getty Images