Topo

Brasileirão - 2023

Claus elogia orientação da CBF sobre reclamações: 'Toma cartão se quiser'

O árbitro Raphael Claus durante partida entre São Paulo e Palmeiras - Anderson Lira/Thenews2
O árbitro Raphael Claus durante partida entre São Paulo e Palmeiras Imagem: Anderson Lira/Thenews2

Do UOL, em São Paulo

15/06/2023 16h00

O árbitro Rafael Claus endossou a orientação da CBF aplicada no Campeonato Brasileiro de punir reclamações de jogadores e treinadores com cartão amarelo.

O que aconteceu

Claus defendeu a medida tomada pela CBF. O árbitro falou sobre o assunto em entrevista ao podcast Flow Sport Club.

Segundo Claus, a orientação melhorou a experiência dos árbitros ao apitar partidas. O número de reclamações diminuiu e o jogo flui melhor, na visão do paulista.

O árbitro também elogiou o responsável pela implementação da medida, Wilson Luiz Seneme. Segundo Claus, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF é capaz de "revolucionar" a função no Brasil.

Essa orientação é para que as equipes se concentrem no jogo e esqueçam a arbitragem. Vai tomar cartão se quiser. Se você quiser se aproximar do árbitro, reclamar, o árbitro normalmente não vai estourar amarelo. Vai falar 'Por favor, licença. Deixa eu fazer meu trabalho'. Aí você continua, está colocando a cabeça na forca, vai tomar amarelo. Infelizmente a educação vai ter que ser dessa forma" Raphael Claus, ao Flow Sport Club

Muito importante ressaltar o trabalho que esse cara (Seneme) faz. A gente torce muito para que ele consiga concluir o seu contrato e se possível seguir. O que esse cara fez pela arbitragem da Conmebol, ele foi presidente de 2016 até o ano passado, revolucionou a arbitragem da Conmebol. E a gente espera que ele tenha tempo para trabalhar para fazer isso por nós. E ele vem fazendo" Raphael Claus