Espanha vence Itália com herói improvável e vai à final da Liga das Nações
A Espanha venceu a Itália por 2 a 1, em Enschede (HOL), e enfrentará a Croácia na final da Liga das Nações.
Yeremy inaugurou o placar e o herói improvável Joselu decretou a classificação para a Espanha. Os tentos saíram aos 3 minutos de jogo e aos 42 do segundo tempo, respectivamente.
Immobile, de pênalti, fez o da Itália, aos 10 da primeira etapa. A Azzurra ainda teve um tento anulado por impedimento antes do intervalo.
A final contra a Croácia será disputada no domingo (18), às 15h45.
A La Roja volta à decisão da Liga das Nações. A seleção espanhola esteve na final da última edição, quando foi derrotada pela França.
Já a Itália vai decidir novamente o terceiro lugar, desta vez contra a Holanda, no mesmo dia, às 10h. Na temporada 2020/21, a Azzurra bateu a Bélgica e venceu a disputa entre os derrotados na semi.
Curiosidade: Joselu marcou o seu terceiro gol em três jogos pela seleção espanhola. Ele estreou pela Espanha em março e balançou as redes duas vezes logo em seu primeiro jogo.
Como foi o jogo
O duelo foi frenético desde o início e teve gol logo no terceiro minuto de bola rolando. A Espanha pressionou a saída de bola adversária e inaugurou o placar em falha de Bonucci.
A vantagem espanhola, no entanto, durou pouco. Immobile igualou de pênalti, voltando a balançar a rede por seu país após dois anos — ele não jogava por sua seleção desde a derrota para a Macedônia do Norte, em março de 2022, que custou a participação italiana na Copa do Qatar.
A Itália teve um gol anulado ainda no primeiro tempo. Explorando lançamentos, a Azzurra respondia a ofensiva espanhola com contra-ataques e marcou o gol da virada, mas que foi anulado por impedimento no limite no início da jogada.
A partida continuou aberta após o intervalo, com a Espanha mantendo o domínio. A seleção espanhola controlou as ações com seu estilo característico de intensidade e troca de passes, mas viu Donnarumma operar um milagre e também viu seu goleiro evitar o que seria a virada no segundo tempo.
O autor do gol da vitória saiu do banco de reservas. Joselu entrou na reta final e decretou a classificação em seus primeiros toques na bola.
Gols e destaques
1x0. Logo no terceiro minuto de jogo. Bonucci vacilou na entrada da área, Gavi pressionou e Yeremy roubou a bola. Sozinho diante de Donnarumma, o camisa 15 bateu colocado para deixar a Espanha em vantagem.
Pênalti e 1x1. Aos 10', Jorginho deu passe por cobertura e encontrou Zaniolo com espaço na área, que chutou forte e acertou o braço de Le Normand. O árbitro hesitou por alguns segundos, mas marcou a penalidade com confirmação do VAR. Immobile foi para a cobrança e bateu cruzado, deslocando o goleiro.
Gol anulado. Aos 21', Jorginho lançou Frattesi nas costas da defesa, que contou com trapalhada de Alba. O camisa 7 saiu cara a cara com Unai Simón e acertou o vão do goleiro para virar. O tento, no entanto, foi anulado por impedimento após checagem do VAR.
Donnarumma salva. Aos 3' do segundo tempo. Asensio cruzou com efeito e Merino desviou à queima-roupa, mas o goleiro italiano conseguiu defender no reflexo. No rebota, Morata chutou para fora, rente à trave.
Voleio de Rodri. Aos 7', a Espanha mandou a bola para a área em cobrança de falta, e Donnarumma afastou parcialmente. Rodri ficou com a sobra, ajeitou e mandou um voleio, que passou por cima do travessão.
Simón tambem faz milagre. Aos 20', Zaniolo arrancou pela esquerda, cruzou e achou Fratttesi, que finalizou de primeira na pequena área. Porém, Unai Simón estava bem posicionado para espalmar e evitar a virada.
2x1. Aos 43', Rodri chutou de fora da área após bate-rebate na defesa da Itália. A bola desviou no caminho e sobrou para Joselu, que empurrou para o fundo da rede.
Ficha técnica
Espanha 2 x 1 Itália
Competição: Semifinal da Liga das Nações
Local: De Grolsch Veste, em Enschede, na Holanda
Data e hora: 15 de junho de 2023, às 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Slavko Vincic
VAR: Nejc Kajtazovic
Gols: Yeremy, aos 3'/1ºT, Imobbile, aos 10'/1ºT, e Joselu, aos 43'/2ºT
Amarelos: Immobile, Jordi Alba, Gavi, Morata e Zaniolo
Vermelhos: nenhum
Espanha: Unai Simón; Jesús Navas, Le Normand, Laporte e Jordi Alba; Rodri, Merino (Fabián Ruiz), Rodrigo (Asensio), Gavi (Canales) e Yeremy Pino (Ansu Fati); Morata (Joselu). Técnico: Luis de la Fuente
Itália: Donnarumma; Tolói, Bonucci (Darmian) e Acerbi; Di Lorenzo, Frattesi (Verratti), Jorginho (Cristante), Barella e Spinazzola (Dimarco); Immobile (Chiesa) e Zaniolo. Técnico: Roberto Mancini
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.