Topo

Por que imprensa espanhola fez seleção abortar coletiva de Vini Jr

Eder Traskini, e Thiago Arantes

Do UOL, em São Paulo (SP) e Barcelona (ESP)

16/06/2023 04h00

O atacante Vini Jr. chegou a estar em um esboço de agenda de entrevistas coletivas para ontem (15), durante o período de treinos da seleção brasileira em Barcelona (ESP). A ideia foi por água abaixo diante da abordagem da imprensa espanhola.

O que aconteceu

Vini Jr iria para a coletiva ontem (15), mas a entrevista de Rodrygo no dia anterior fez a ideia ser abortada. O atacante falou sobre o caso de racismo sofrido pelo companheiro de Real Madrid e viu o Valencia rebater a declaração oficialmente nesta manhã.

Rodrygo também foi insistentemente pressionado pela imprensa espanhola sobre Mbappé, possível alvo do Real no mercado. As perguntas se repetiram para Marquinhos e foi preciso um 'puxão de orelha' da assessoria da seleção, depois de três questões seguidas, para que o assunto mudasse.

A ideia da seleção era seguir em uma agenda antirracista com a entrevista de Vini Jr. Toda essa Data Fifa tem sido aproveitada como uma ação contra os atos racistas sofridos pelo jogador, não só contra o Valencia, mas com diversos episódios durante toda a temporada.

No entanto, preferiu-se a mudança de uma coletiva para um pronunciamento. Nos bastidores da seleção, não havia confiança na agenda antirracista da mídia espanhola.

O receio de mais perguntas sobre o Real Madrid, Mbappé ou ainda de uma abordagem mais agressiva sobre os casos de racismo motivaram a mudança de planos.

Diante da situação incômoda para uma entrevista coletiva, Vini Jr optou por fazer o pronunciamento. O jogador queria falar pela primeira vez sobre o assunto desde que recebeu os insultos no Estádio Mestalla, em Valência, em 21 de maio.

Marquinhos e Ederson foram aos microfones na tarde de ontem (15) no lugar de Vini Jr. O jogador do Real fez apenas o pronunciamento, sem responder perguntas, e deixou a sala de imprensa.

A ideia era que o pronunciamento fosse feito apenas em português, mas a pedidos de jornalistas espanhóis, Vini Jr também fez uma versão no idioma.