Felipão 'desobedece' família e volta a ser técnico após aposentadoria curta
Do UOL, em São Paulo (SP)
17/06/2023 04h00
Felipão volta a ser treinador de futebol, agora no comando do Atlético-MG, em decisão que "contraria" o desejo de sua esposa e filhos.
O que aconteceu
Aos 74 anos, Felipão retorna ao cargo de técnico sete meses após confirmar sua aposentadoria. Ele anunciou o fim de sua vitoriosa carreira à frente de clubes em novembro do ano passado, quando deixou a função de treinador do Athletico-PR para virar diretor do clube paranaense.
O treinador pentacampeão do mundo revelou na época que sofria pressão em casa para descansar. Ele exercia a função há quatro décadas.
Felipão contou que sua esposa chegou a pedir "chega, pelo amor de Deus". Casados há mais de 49 anos, o diálogo se deu quando os dois estavam assistindo a um filme juntos e ele havia comentado que os dois teriam "tão pouco tempo juntos" em vida após largar a profissão.
Ele também revelou a cobrança dos filhos para "parar em tudo" e ficar "vagabundeando". As proles queriam até que ele não assumisse nenhum cargo de diretoria, mas Felipão confessou que não conseguiria ficar parado.
Destino: Belo Horizonte
O Atlético-MG será mais um clube grande a ser treinado por Felipão no Brasil. Ele foi multicampeão por Grêmio e Palmeiras e teve passagem pelo Cruzeiro.
Felipão topou o novo desafio em seu 41º ano como técnico. Ele iniciou como técnico no CSA, em 1982, teve passagense pelo futebol do Oriente Médio e chegou a treinar a seleção portuguesa e o Chelsea — além da campanha histórica do penta com o Brasil em 2002.
O treinador abriu mão do cargo na diretoria do Athletico para retornar à antiga função. O clube paranaense anunciou a saída de Felipão e do então técnico Paulo Turra.