Topo

Santos

Qual recado o Santos passa para o mercado ao comprar Soteldo

Santos: Soteldo em preparação física no CT Rei Pelé - Raul Baretta (Santos FC)
Santos: Soteldo em preparação física no CT Rei Pelé Imagem: Raul Baretta (Santos FC)

Gabriela Brino

Colaboração para UOL, em Santos (SP)

18/06/2023 04h00

O Santos oficializou a compra do atacante Soteldo, na última sexta-feira. A diretoria poderia definir a situação do jogador até o dia 30 deste mês, mas se antecipou. Qual recado o clube passa para o mercado?

O que aconteceu

Soteldo estava na mira de alguns clubes brasileiros, mas não tinha riscos de deixar o Santos. A direção já tinha as cláusulas contratuais acertadas com o Tigres, do México, e restava concretizar o acordo.

A compra indica ao mercado planejamento e segurança financeira. O Peixe comprou 50% dos direitos econômicos de Soteldo e, mesmo com o prazo mais longo, antecipou o negócio. O novo vínculo vai até 2027.

Identificado com o clube, Soteldo também pretendia permanecer. Além de reconhecer que o clube teve impacto na sua carreira, o jogador quer ficar próximo de sua família.

A direção acredita que o venezuelano tem potencial de mercado. Aos 25 anos, Soteldo tem características específicas e difíceis de serem encontradas. Esse foi o motivo do sucesso em sua primeira passagem, em 2019. Ele segue em alta desde que retornou, em 2022.

Após comprar Soteldo, o Santos ainda pretende ir atrás de um zagueiro, lateral-esquerdo, meio-campistas e um ponta. Com a ausência de Alison, que passará por uma cirurgia no joelho, a direção também cogita um volante defensivo.

Santos