Topo

Brasileirão - 2023

Luxa foi rejeitado pelo Santos antes de ser 'salvação' para o Corinthians

Luxemburgo, durante a partida do Corinthians contra o Cuiabá - Ettore Chiereguini/AGIF
Luxemburgo, durante a partida do Corinthians contra o Cuiabá Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF
Lucas Musetti Perazolli e Gabriela Brino

Do UOL, em Santos (SP)

21/06/2023 04h00

Vanderlei Luxemburgo se frustrou com o "não" do Santos antes de assumir o comando do Corinthians nesta temporada. O treinador reencontra a equipe da Vila Belmiro hoje (20), às 20h, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O que aconteceu

O Santos convidou Luxemburgo para ser diretor de futebol em setembro de 2022, mas o "pofexô" pediu para ser o treinador.

Luxa convenceu o presidente Andres Rueda em um jantar e uma votação foi feita no Comitê de Gestão, grupo de dirigentes que tomam as principais decisões do Peixe. O resultado foi 4 a 2 a favor dele como diretor e contra a chegada como técnico.

Frustrado, Vanderlei Luxemburgo não quis a função executiva e manteve as aspirações políticas, sendo pré-candidato ao Senado pelo PSB, enquanto mantinha o desejo de voltar a ser treinador.

O Santos, em uma busca aleatória, recusou Luxa, não conseguiu convencer Marcelo Bielsa e acabou efetivando Orlando Ribeiro, do sub-20, até o fim do ano. Odair Hellmann chegou em dezembro.

Recomeço no Timão

O Corinthians vivia uma crise com treinadores antes da chegada de Luxemburgo. Fernando Lázaro foi retirado da função em abril e Cuca, seu substituto, durou apenas dois jogos por causa da pressão pela condenação de agressão sexual contra ele na Suíça.

Sem treinador, o Corinthians ouviu 'não' de Tite e Mano Menezes. Roger Machado até topou, mas a repercussão negativa fez a diretoria recuar. Veio Luxemburgo.

O experiente treinador chegou com um contrato até dezembro, quando se encerra o mandato do presidente Duílio Monteiro Alves.

Luxa não trabalhava desde o Cruzeiro, em 2021, e passou 2022 sem sentir o cheiro da grama. Aos 71 anos, ele voltou para o Corinthians disposto a mostrar que ainda serve.

O Timão de Luxemburgo ainda está longe de emplacar e tem apenas duas vitórias, quatro empates e seis derrotas em 12 jogos. O Corinthians é o 16º na tabela do Campeonato Brasileiro.