Topo

Brasileirão - 2023

Botafogo sofre, mas vence Cuiabá e aumenta vantagem na ponta do Brasileirão

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/06/2023 22h00Atualizada em 22/06/2023 23h14

O Botafogo sofreu, mas venceu o Cuiabá por 1 a 0 na Arena Pantanal, em Cuiabá, nesta quinta-feira (22), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Tiquinho Soares marcou, de pênalti, o gol da vitória do Glorioso aos 14 minutos do segundo tempo.

Com a vitória fora de casa, o Botafogo chegou aos 27 pontos e amplia na liderança no Campeonato Brasileiro. O Palmeiras, vice-líder, tem 22 pontos. Por outro lado, o Cuiabá é o 16º colocado, uma posição acima da zona de rebaixamento, e soma 12.

Líder do Brasileirão, o Botafogo agora se prepara para enfrentar o Palmeiras neste domingo (25), às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, em um confronto entre os primeiros colocados. Já o Cuiabá vai até o Rio de Janeiro para encarar o Vasco na segunda-feira, às 21h (de Brasília).

Como foi o jogo

A partida começou com muita intensidade. As duas equipes iniciaram o jogo atacando pelos lados do campo com muita velocidade. O Cuiabá acabou levando uma leve vantagem nessa estratégia e criou duas boas chances de gol nos primeiros 15 minutos.

O Botafogo encontrou muitas dificuldades para entrar na área do Cuiabá. O Glorioso não conseguia envolver a defesa bem armada do Dourado, que formava uma linha de cinco e, por sua vez, escapava com velocidade pelas laterais para contra-atacar.

Apesar do empate sem gols, o Cuiabá foi melhor no primeiro tempo. O Dourado deu poucos espaços para o Botafogo e conseguiu levar perigo ao gol de Perri impondo velocidade pelos lados do campo, mas acabou pecando nas finalizações.

O segundo tempo começou igual terminou o primeiro. O Botafogo encontrou dificuldades para furar o bloqueio do Cuiabá, mas equilibrou o jogo com as entradas de Segovia e Luis Henrique e conseguiu um pênalti. O Glorioso não desperdiçou a chance e abriu o placar.

O Botafogo melhorou no segundo tempo, e o time ficou mais compacto. Após o gol, a equipe carioca conseguiu controlar mais as investidas do Cuiabá, que continuou tentando pressionar o Glorioso e até conseguiu finalizar, mas acabou pecando na precisão.

Lances de destaque

Segura firme: Com 10 minutos de jogo, o Botafogo saiu em um contra-ataque rápido e a bola chegou até Marlon Freitas na intermediária. O volante arriscou, mas Walter segurou sem dificuldades.

Essa assustou: Fernando Sobral deu belo passe para Jonathan Cafu, que chegou na linha de fundo e mandou para a área. Rikelme chegou batendo cruzado para fora.

Defendeu: Jonathan Cafu deu belo passe em profundidade para Pita. O atacante do Dourado finalizou de primeira, e Lucas Perri fez grande defesa.

Pecou na finalização: Rikelme arrancou pela esquerda e cruzou na área para Jonathan Cafu, que acabou chutando fraco e a bola ficou nas mãos de Perri.

Pegou mal: O Cuiabá cobrou um escanteio curto, e Denílson fez belo cruzamento para Alan Empereur, mas o zagueiro cabeceou por cima do gol.

Uhhh: Aos cinco minutos do segundo tempo, o Cuiabá armou um bom ataque pela esquerda, Denílson finalizou de fora da área, e a bola passou assustando Lucas Perri.

Polêmica: Após cruzamento na área do Cuiabá, a bola pegou na mão de Pitta, e os jogadores do Botafogo pediram pênalti. O VAR checou e mandou o jogo seguir.

Tá lá dentro: Walter derrubou Luis Henrique dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Tiquinho Soares cobrou e abriu o placar para o Botafogo aos 14 minutos do segundo tempo.

Defendeu: Logo após sofrer o gol, o Cuiabá foi ao ataque e Denílson cruzou na área. A bola sobrou para Fernando Sobral, que finalizou, mas Perri ficou com a bola.

Quase o empate: Aos 46 minutos do segundo tempo, Quagliata entrou na área, finalizou, mas Lucas Perri espalmou para escanteio.

Era para matar o jogo: O Botafogo saiu em um contra-ataque rápido no último lance do jogo. Segovia ficou cara a cara com Walter, mas finalizou em cima do goleiro.

FICHA TÉCNICA
Cuiabá 0 x 1 Botafogo

Data: 22/06/2023
Horário: 20h00 (de Brasília)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Público: 13.981
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos, Alex Ang Ribeiro
Cartões amarelos: Victor Sá, Hugo (BOT); Matheus Alexandre (CUI)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Tiquinho Soares (BOT)

Cuiabá: Walter, Matheus Alexandre, Alan Empereur, Marllon, Rikelme; Raniele (Ronald), Denilson (Ceppelini), Fernando Sobral (Filipe Augusto); Jonathan Cafu (Quagliata), Isidro Pitta, Wellington Silva (Iury Castilho). Técnico: António Oliveira

Botafogo: Lucas Perri, Rafael, Adryelson (Philipe Sampaio), Victor Cuesta, Hugo; Danilo Barbosa (Gustavo Sauer), Marlon Freitas, Tchê Tchê; Júnior Santos (Matías Segovia), Tiquinho Soares (Matheus Nascimento), Victor Sá (Luis Hnerique). Técnico: Luís Castro