Topo

Palmeiras

Palmeiras perde embalo e pode ver 1ª derrota no Brasileirão custar caro

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/06/2023 04h00Atualizada em 22/06/2023 09h45

O Palmeiras teve a sua quarta derrota no ano, a primeira no Campeonato Brasileiro, e pode ver o tropeço "custar caro" após o fim da 11ª rodada.

O que aconteceu

O Alviverde era o único que ainda estava invicto no Brasileirão. O clube ainda viu o Bahia quebrar um tabu de quase 35 anos — a última derrota como visitante para o adversário havia sido em outubro de 1988.

O time de Abel Ferreira perdeu a chance de dormir na liderança e, de quebra, pode ficar a cinco pontos de distância do líder Botafogo. O Alvinegro carioca pode chegar a 27 pontos se vencer o Cuiabá hoje (22), fora de casa, diante dos 22 dos paulistas.

O Palmeiras também pode ser ultrapassado pelo Flamengo na tabela. O Rubro-Negro empatará na pontuação se bater o Red Bull Bragantino, fora de casa, também hoje, mas levará a melhor nos critérios de desempate.

O Alviverde, inclusive, tem um confronto direto pela liderança na próxima rodada: recebe o Botafogo no domingo (25), no Allianz Parque, e pode desbancar o adversário, diminuir a distância ou ficar para trás dependendo do resultado.

Desfalques pesaram?

palmeiras - San Jr/Agência Estado - San Jr/Agência Estado
Endrick, do Palmeiras, tenta finalizar durante o jogo contra o Bahia, pelo Brasileirão
Imagem: San Jr/Agência Estado

Abel teve o desfalque de quatro titulares, todos eles por causa da última Data Fifa. Raphael Veiga, Rony e Weverton, o trio que estava com a seleção brasileira nos amistosos, não estiveram à disposição, assim como o lateral uruguaio Piquerez.

O treinador português lamentou as ausências, mas alegou que a falta de eficiência foi o determinante na derrota. "Nossa equipe tem um padrão muito bem definido. Não teve a ver quem jogou, foi única e exclusivamente sobre eficácia."

Além disso, a partida contou com um lance polêmico, e sem imagens conclusivas, ainda no primeiro tempo, quando o placar estava zerado. Marcos Felipe quase aceitou um chute de Artur, mas conseguiu salvar no limite, levantando a questão de a bola ter ou não passado pela linha.

O comandante palmeirense cobrou o fim das "imagens confusas" para a sequência do campeonato. Ele pediu que a arbitragem siga o exemplo dos treinadores e jogadores e "aprenda com os erros" para melhorar.

Esperava que não houvesse imagens confusas. Queria ter a certeza absoluta de que entrou ou não. Só peço que quem comanda faça como os treinadores e jogadores: aprender com os erros para poder melhorar. Que na próxima vez possa ter uma imagem clara" Abel Ferreira, em entrevista coletiva

Palmeiras