Topo

Fifa anuncia que primeiro Mundial de Clubes com 32 times será nos EUA

Do UOL, em São Paulo

23/06/2023 12h50Atualizada em 23/06/2023 19h02

A Fifa anunciou nesta sexta-feira os Estados Unidos sediarão o Mundial de Clubes de 2025.

O que aconteceu

O Conselho da Fifa aprovou a decisão de maneira unânime. A entidade justifica a escolha pelo fato de o país ser um "líder comprovado em receber eventos globais" e por ajudar a alinhar detalhes para a realização da Copa do Mundo de 2026.

As datas e os estádios que receberão partidas ainda serão definidos. O torneio está previsto para acontecer entre junho e julho de 2025.

O Conselho manteve todos os princípios da competição inalterados. A Fifa leva em frente o plano de expandir o Mundial de Clubes para 32 times, e promover a disputa do torneio a cada quatro anos.

O Mundial de Clubes da Fifa 2025 será o auge do futebol profissional masculino de elite e, com a infraestrutura necessária e um grande interesse local, os Estados Unidos são o anfitrião ideal para dar início a este novo torneio global" Gianni Infantino, presidente da Fifa

Formato do novo Mundial

A edição de 2025 será a primeira a contar com 32 clubes. As equipes serão divididas em oito grupos com quatro clubes, com dois avançando às oitavas de final. O regulamento é o mesmo utilizado na Copa do Mundo de seleções entre 1998 e 2022.

Palmeiras e Flamengo estão garantidos na primeira edição do 'Super Mundial'. Além dos brasileiros, Chelsea, Real Madrid Manchester City, Al-Hilal, Urawa Red Diamonds, Al-Ahly, Wydad Casablanca, Monterrey, Seattle Sounders e León já têm vaga no torneio.

A Conmebol tem direito a 6 vagas. Vão ao Mundial os campeões da Libertadores de 2021 (Palmeiras), 2022 (Flamengo), 2023 e 2024, além dos dois clubes melhor posicionados em ranking da confederação sul-americana. A América do Sul é o segundo continente mais representado, atrás somente da Europa.

A Uefa mandará 12 equipes europeias ao Mundial. AFC (Ásia), CAF (África) e Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) terão direito a quatro vagas. A Oceania será representada por um clube, assim como o país-sede.

O formato atual do Mundial de Clubes deve ter sua última edição em 2023. A Fifa pretende manter uma disputa anual, mas com novo regulamento: o campeão europeu disputará apenas a final, contra vencedor de playoffs entre os outros continentes.