Quem é a secretária que deu voz de prisão a pai de Neymar ao paralisar obra
Neymar Santos, pai de Neymar, recebeu voz de prisão durante uma operação que interditou uma obra na mansão do atacante. O episódio aconteceu após discussão com a secretária do Meio Ambiente de Mangaratiba, Shayene Barreto.
O que aconteceu
Na função story em uma rede social, ela publicou a nota oficial da secretaria sobre o episódio e escreveu: "Os fiscais não invadiram a casa de ninguém. Estão, sim, cumprindo o dever deles para que a natureza não continuasse sendo invadida sem a devida proteção".
Shayene Barreto se apresenta como gestora ambiental, com pós-graduação em direito ambiental e auditoria e licenciamento ambiental.
Em novembro do ano passado, ela assumiu a presidência da ANAMMA (Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente) Rio de Janeiro
Anteriormente, Shayene ocupou o cargo de secretária municipal de Meio Ambiente e Planejamento de Itaguaí.
Ela participou da operações da prefeitura como a que interditou o Porto de Itaguaí, um dos maiores do país, e multou a Companhia Portuária Baía de Sepetiba, subsidiária da Vale, ambos por crimes ambientais, em 2021.
"Não queremos frear o desenvolvimento, mas não podemos permitir que o nosso patrimônio ambiental seja relegado a segundo plano", disse ela, em nota, à época da ação contra a Vale.
Shayene é filha do gestor ambiental Antonio Marcos Barreto, que é vice-presidente nacional da ANAMMA. O ambientalista já foi subsecretário na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro.
Shayene Barreto estava à frente de ação que contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil e agentes do Grupamento de Proteção Ambiental do município.
Apoio nas redes sociais
Shayene recebeu diversas mensagens de apoio pouco depois da divulgação do caso na mansão de Neymar.
Em fotos publicadas por ela, pode-se ler comentários como: "vim aqui só te dar parabéns pela postura", "por mais mulheres como você","por mais profissionais como você" e até um "boa, colocou o Neymar pai no lugar".
Diário da obra
A empresa responsável pela obra que foi interditada publicava vídeos sobre o andamento do projeto, e pode-se ver que Neymar pai acompanhou de perto.
Em um dos vídeos, Neymar aparece e brinca sobre a duração da obra. "Já estou ansioso. No primeiro dia que eu vi, falei: 'Mano, não tem como'. 10 dias é [um período] muito rápido. Pouco dias. É impossível".
Em outro vídeo, Neymar aparece ao lado dos "parças" e de Nenê, ex-Vasco e atualmente no Juventude.
O caso
Uma obra que acontecia na mansão de Neymar em Mangaratiba, Rio de Janeiro, foi interditada, durante uma operação de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mangaratiba, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, a Polícia Civil e agentes do Grupamento de Proteção Ambiental do município.
A ação era para construir um lago artificial na casa, avaliada em R$ 28 milhões.
Diversas infrações ambientais foram descobertas pela equipe, tais como: desvio de curso de água, captação de água de rio sem autorização, captação de água para lago artificial, terraplanagem, escavação, movimentação de pedras e rochas sem autorização, e aplicação de areia de praia sem autorização ambiental.
De acordo com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, o próximo passo será fazer o parecer das irregularidades constatadas e emissão de multa, a qual, segundo estimativas e diante do dano ambiental causado, não será menor que R$ 5 milhões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.