Topo

Beto vê filho se destacar na base do Fla sem sua influência: 'Mérito dele'

Ex-jogador Beto (esq.) com seu filho Pedrinho, que é meia-atacante do sub-20 do Flamengo - Reprodução / Instagram
Ex-jogador Beto (esq.) com seu filho Pedrinho, que é meia-atacante do sub-20 do Flamengo Imagem: Reprodução / Instagram

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/06/2023 04h00

Com passagens marcantes pelos quatro grandes do Rio de Janeiro e um título de Copa América pela seleção brasileira, Beto foi um jogador de destaque entre os anos 1990 e 2000. Aposentado desde 2009, o ex-meia tem novamente sentido a adrenalina do futebol, desta vez como pai de Pedrinho, meia-atacante de 20 anos que tem sido um dos destaques da equipe sub-20 do Flamengo nesta temporada.

O jovem é um dos artilheiros do Campeonato Carioca de 2023 e tem uma multa rescisória estipulada em 50 milhões de euros (cerca de R$ 261 milhões na cotação atual).

"Para mim é uma coisa emocionante saber que nosso filho está no mesmo caminho, no Flamengo ainda por cima. Estou feliz porque é um dos melhores momentos que ele está vivendo no clube. Fazendo gols e sendo decisivo. Para eu que sou pai, é uma emoção muito grande. Espero que ele continue fazendo muito mais por aí", disse ao UOL.

Beto sabe o peso que tem ser filho de um ex-jogador conhecido do futebol brasileiro, e que ainda por cima teve grande ligação com o Flamengo. O ex-meia, porém, evita comparações.

"Sempre converso com ele e digo: 'se perguntarem se você vai jogar igual seu pai, correr igual seu pai, diga que não'. Até porque vim de uma vida difícil, uma luta muito grande, e ele vem de outro tipo de convivência, então sempre falo para ele esquecer essas comparações. Vivemos uma época diferente, mas torço muito para ele fazer o sucesso dele".

Pedrinho fez um hat trick sobre o Botafogo -- clube que seu pai foi campeão brasileiro -- no Carioca sub-20 - Gilvan de Souza / Flamengo - Gilvan de Souza / Flamengo
Pedrinho fez um hat trick sobre o Botafogo -- clube que seu pai foi campeão brasileiro -- no Carioca sub-20
Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Beto, sempre que pode, costuma estar presente nos jogos do filho acompanhando da arquibancada. O ex-jogador, porém, faz questão de frisar que Pedrinho está trilhando seu caminho por méritos próprios, sem sua influência:

"Como eu sempre falo: nunca participei de nenhuma reunião no clube para brigar ou pedir algo. Tudo que ele está conquistando é pelo seu trabalho, isso que é o mais importante".

Pedrinho acumula um jogo até o momento como profissional do Flamengo. Foi contra o Fortaleza, ano passado, pelo Campeonato Brasileiro, no Castelão (CE). O jovem tem participado de algumas atividades com o time de cima, assim como seus companheiros de equipe.

Atual técnico do time principal, Jorge Sampaoli costuma utilizar bastante os jogadores da base, principalmente para espelhar os adversários que irá enfrentar.