Topo

Seleção feminina tem visita de projeto social em penúltimo dia na Granja

Projeto Pretas em Campo visitou a Granja Comary no treino da seleção feminina - Luiza Sá/UOL
Projeto Pretas em Campo visitou a Granja Comary no treino da seleção feminina Imagem: Luiza Sá/UOL

Do UOL, em Teresópolis

24/06/2023 18h14

Classificação e Jogos

O penúltimo dia da seleção brasileira feminina na Granja Comary foi de emoção e contato com a próxima geração. Neste sábado, as jogadoras receberam meninas do projeto Pretas em Campo, que assistiram ao treino e tiveram a oportunidade de conhecer as atletas depois.

Empolgação

Diversas meninas estiveram em Teresópolis para acompanhar a atividade da seleção.

Durante o treino, a maioria ficou colada às placas de publicidade para chegar o mais perto possível das atletas. Elas chamavam os nomes e comemoravam quando ganhavam uma resposta.

Ao final, todas as jogadoras foram tirar fotos, dar autógrafos e distribuíram brindes da seleção, como bonés e bolas de futebol.

Elas são parte do Pretas em Campo, projeto só para meninas que acontece atualmente na Cidade de Deus, em Pedra de Guaratiba e em Santa Cruz, no Rio de Janeiro. As participantes têm entre 13 e 21 anos.

"Atendemos meninas que vivem em locais de situação de vulnerabilidade social. O projeto trabalha com atividades de futebol, além de enfrentamento ao racismo, enfrentamento à violência contra meninas e mulheres e protagonismo de mulheres negras. É um projeto escrito e feito também por mulheres negras que são do Empodera - Transformação Social pelo Esporte, que foi quem criou essa metodologia", explicou Yasmin Freitas, coordenadora do projeto.

Yasmin destacou a importância desse tipo de visita e de as meninas terem contato com jogadoras já consolidadas do futebol feminino.

"É importante pela representatividade. Elas falam que a referência delas quando eram mais jovens eram os irmãos que jogavam junto, os primos, o pai. Hoje com essa visibilidade que as mulheres estão tendo dentro do esporte, as atletas são a representatividade delas. Olham e pensam que também podem chegar lá, jogar na seleção, conhecer o espaço, tirar fotos".

O treino

O grande foco do treino voltou a ser a zagueira Rafaelle.

Assim como ontem (23), ela participou apenas da primeira parte da atividade e durante o treino em campo reduzido ficou acompanhada da preparadora da seleção.

Ela fez trabalhos com bola e de corrida, mas separada do restante do grupo.

A atacante Geyse, que havia ficado na academia, fez normalmente o treino.

A seleção se despede da Granja neste domingo, quando disputa um amistoso contra o Sub-15 do Botafogo masculino.