Fla 'rouba' patch, mas o Botafogo mostra que é real candidato ao título
Enquanto o Flamengo "apoderou-se" do título brasileiro do Palmeiras de 2022 — usando um patch errado —, o Botafogo mostrou em campo que é um real candidato a tirar do time de Abel Ferreira o reinado no campeonato nacional.
A 12ª rodada do Brasileirão teve como principal atração o confronto entre líder e o vice-líder, na casa palmeirense, território hostil para visitantes. Deu Botafogo, deu Tiquinho Soares e deu até um raro pênalti perdido por Raphael Veiga.
O Botafogo por vezes sofreu com um azar de rebaixado - protagonizando situações e lances que em edições anteriores evidenciaram a crise técnica e financeira no clube. É cedo, mas ontem teve pitadas de sorte de campeão.
Duas situações apontam isso: escapar de levar um gol ainda no primeiro tempo por causa de um impedimento de Gustavo Gómez e, a principal, ver o Palmeiras perder um pênalti cometido de forma boba por Di Plácido.
Mas, em geral, o Botafogo teve um comportamento defensivo muito bom - principalmente com o lateral-direito Rafael e a dupla de zaga formada por Adryelson e Cuesta. Com a bola no pé e ileso ao efeito da grama sintética, o time alternou entre a eficiência de aproveitar as poucas chances que cria, como foi no gol de Tiquinho Soares, e a neutralização, via posse de bola, da pressão do Palmeiras durante parte do segundo tempo.
O Botafogo tem sido muito estável neste campeonato e também consistente, embora tenha flertado com a derrota. E os resultados o fizeram, com justiça, abrir a diferença de sete pontos em relação ao segundo colocado. Passadas 12 rodadas, só o Corinthians de 2017 tinha vantagem maior para o vice-líder (nove pontos), a essa altura do campeonato.
O encaixe do time passa muito pelo trabalho do técnico Luís Castro. E a continuidade depende de como ele vai lidar com o assédio do Al-Nassr, da Arábia Saudita. O país está despejando dinheiro no futebol para turbinar a liga local. Aparentemente, a oferta é tentadora.
Eu sou muito pragmático na minha vida, vivo muito o hoje. A solidez da nossa família Botafogo não está só no Luis Castro. O Luís Castro é só uma peça desse quebra-cabeça que todos os dias dá o melhor de si para a construção de um novo Botafogo. Não sei o que vai acontecer daqui para frente, sei que hoje ganhamos bem e é isso".
Luís Castro, técnico do Botafogo.
Segue o novo vice-líder
O principal perseguidor do Botafogo era o Palmeiras e agora virou o Grêmio, que goleou o Coritiba por 5 a 1. Mais um dia de protagonista para outro Luís: Suárez. Enquanto o corpo aguentar, a sensação é de que ele vai entregar com frequência esse nível de futebol. O uruguaio saiu com dores no joelho direito.
Sobre as notícias de que Luisito estaria preparando a aposentadoria por causa disso, técnico Renato Gaúcho disse que "tem muita coisa ainda para acontecer" e ressaltou que esse é um assunto da diretoria com o jogador.
No Coxa, o cenário é catastrófico em termos esportivos. São quatro pontos em 12 jogos e o único time a não vencer até agora. O lanterna é mais do que isso, é quem está há mais tempo sem uma vitória sequer nas quatro divisões do futebol nacional. Não sente esse gosto dos três pontos desde fevereiro. O alerta do técnico Antônio Carlos Zago é claro: "Se não chegar alguma coisa para qualificar o elenco, vai para a Série B rapidinho".
Cansaço
Para o time de Abel, as duas derrotas consecutivas no Brasileirão tiveram seu preço. O Palmeiras agora é quarto colocado. O técnico já fala em descansar ao fim de 2024, quando termina o contrato atual com o Palmeiras, mas ainda tem trabalho a fazer.
O português saiu tão transtornado de campo que nem sequer parou para cumprimentar o treinador adversário. Abel e Castro são amigos e dois expoentes do trabalho dos técnicos estrangeiros no futebol brasileiro.
"O futebol é isso mesmo, parabéns ao nosso adversário que neste momento tem tudo para ser campeão. Está fora da Copa e só disputa o Brasileirão", disse Abel, citando o efeito calendário a favor do concorrente.
E o patch trocado?
O fato de o Flamengo usar a referência equivocada na camisa da inexistente conquista do Brasileirão 2022 é uma metáfora para a um time que ainda está devendo dentro de campo. O Flamengo atual ainda é confuso.
Mesmo na vitória por 3 a 2 sobre o Santos — resultado até esperado, tamanha a diferença técnica dos dois —, o Flamengo teve muita posse de bola, mas, proporcionalmente, criou poucas chances. Ao mesmo tempo, mostrou mais lapsos defensivos que quase custaram os pontos na vazia e silenciosa Vila Belmiro — fechada por causa do mau comportamento da torcida.
Sampaoli disse que gostou. Pelo menos foi a vitória que deixou o time em terceiro, uma resposta à goleada sofrida diante do Red Bull Bragantino no meio de semana. O Massa Bruta, inclusive, foi o único paulista a vencer no fim de semana: além de Palmeiras e Santos, Corinthians e São Paulo também perderam.
Na outra ponta, Botafogo, Flamengo e Fluminense entregam um bom campeonato brasileiro, que aponta para o protagonismo dos times cariocas. São três do Rio entre os cinco primeiros colocados. Quem destoa, e muito, é o Vasco, que enfrenta hoje o Cuiabá e completa a 12ª rodada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.