Vasco bate Cuiabá em estádio sem torcida e volta a vencer após 10 jogos
O Vasco voltou a vencer no Campeonato Brasileiro após 10 jogos sem vitória. O Cruzmaltino bateu o Cuiabá, por 1 a 0, em jogo com portões fechados no estádio Luso-Brasileiro, nesta segunda-feira (26). O gol da partida foi marcado por Jair, de pênalti.
Vasco segue no Z-4, mas ganha sobrevida. O clube carioca chegou à segunda vitória no Brasileirão e saltou uma posição na tabela. Os cruz-maltinos agora ocupam a 18ª posição do campeonato, com 9 pontos conquistados em 12 jogos disputados.
Cuiabá permanece perto da degola. Com a derrota fora de casa, o Dourado perdeu a oportunidade de ultrapassar Bahia, Corinthians e Santos e continua na 16ª posição da tabela do Brasileirão, a um ponto do Goiás, primeiro time na zona da degola.
A partida foi realizada no estádio Luso-Brasileiro e com os portões fechados. A Justiça do Rio acatou uma ação do Ministério Público e determinou a interdição de São Januário após as confusões do dia 22 de junho, na derrota do Vasco para o Goiás. O clube ainda foi punido com 30 dias sem torcida nos jogos como mandante e visitante.
A última vitória do Vasco antes de hoje foi contra o Atlético-MG, em 15 de abril. Desde então, foram sete derrotas e três empates.
O Vasco foi comandado pelo técnico interino William Batista, que assumiu após a saída de Maurício Barbieri.
Vasco e Cuiabá só voltam a entrar em campo daqui a seis dias. O Cruzmaltino encara o Botafogo, líder do campeonato, em clássico carioca no estádio Nilton Santos. Já o Dourado recebe o Santos, 13° colocado, na Arena Pantanal. As partidas acontecem no domingo, 2 de julho.
Como foi o jogo
Pouca inspiração e baixa assertividade. Jogadores de Vasco e Cuiabá estiveram a todo vapor dentro de campo, mas protagonizaram poucos lances de perigo no primeiro tempo. Viu-se muita correria, mas pouca efetividade na hora da construção e da finalização das jogadas.
Segundo tempo morno. Quem pensou que Vasco e Cuiabá voltariam um pouco mais inspirados para a etapa final de jogo, se enganou. Ambas as equipes não conseguiram desempenhar o melhor do seu futebol até que um pênalti mudou tudo.
Pênalti salvador. Tudo se encaminhava para um empate, mas na segunda metade do segundo tempo, Figueiredo foi calçado dentro da área. Jair, caprichosamente, foi para a cobrança e marcou o gol da segunda vitória do Vasco no Brasileirão.
Gols e lances importantes
Primeira chance para o Vasco - Figueiredo recebeu cruzamento forte de Lucas Piton pelo lado esquerdo, ganhou a disputa com o zagueiro da equipe auriverde e finalizou forte, mas a bola foi à direita do gol defendido por Walter.
Cuiabá responde - Wellington Silva carregou a bola pela intermediária e chutou, mas a bola saiu por cima da meta vascaína.
De pé em pé - em boa trama entre meio e ataque, o time vascaíno quase abriu o placar. A bola acabou nos pés de Gabriel Pec, dentro da área. O atacante finalizou bem, mas viu a bola desviar na marcação e sair para a linha de fundo, impedindo que o marcador fosse inaugurado.
Sem direção - Denilson arriscou de fora da área aos 40 minutos, mas a bola não pegou o efeito desejado e saiu bem por cima do gol defendido por Léo Jardim.
Quase o primeiro - Aos 4 minutos do segundo tempo, o Vasco quase abriu o placar. Gabriel Pec fez jogada individual pela direita, bateu cruzado, e Alex Teixeira, por pouco, não alcançou a bola e colocou o Vasco em vantagem na partida.
Sobral finaliza para fora - Após confusão na entrada da área, aos 18' do segundo tempo, a bola caiu nos pés de Fernando Sobral. O meia bateu de primeira, mas a bola acabou não ganhando muita velocidade e foi para fora.
Pênalti para o Vasco - Aos 28 minutos do segundo tempo, Figueiredo foi derrubado dentro da área, após pisão de Raniele. O árbitro Rafael Klein não marcou o lance inicialmente, mas foi chamado na cabine do VAR e voltou atrás.
1x0 - Jair foi para a bola e converteu a penalidade. O volante cobrou com categoria, deslocando o goleiro Walter e estufando a rede do estádio Luso-Brasileiro, abrindo o placar da partida.
António Oliveira expulso - Por reclamação, o técnico do Dourado acabou expulso nos minutos finais do confronto.
Pressão final - Nos minutos finais de partida, o Cuiabá ensaiou uma pressão, chegou a finalizar com perigo, mas parou em Léo Jardim.
Ficha técnica
Vasco 1x0 Cuiabá
Local: Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro
Data: 26/06/2023 (segunda-feira)
Horário: 21h00 (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartões amarelos: Rayan (VAS), Gabriel Pec (VAS), Fernando Sobral (CUI), Alan Empereur (CUI) Jair (VAS) e Denilson (CUI)
Cartões vermelhos: António Oliveira (CUI)
Gols: Jair (31'/2°T) (VAS)
Vasco Léo Jardim; Pumita Rodríguez, Robson, Léo e Lucas Piton; Jair, Marlon Gomes (Zé Gabriel) e Alex Teixeira (Eguinaldo); Gabriel Pec (Paulo Henrique), Rayan (Erick Marcus) e Figueiredo (Galarza). Técnico: William Batista.
Cuiabá: Walter; Raniele, Alan Empereur, Marllon e Rikelme (PK); Fernando Sobral (Ceppelini), Filipe Augusto (Ronald) e Denilson; Jonathan Cafú (Isidro Pitta), Welington Silva (Nicolás Quagliata) e Deyverson. Técnico: António Oliveira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.