Pintar unhas dos pés para evitar fungos, como faz CR7, realmente funciona?
Uma foto publicada ontem por Cristiano Ronaldo chamou a atenção por um detalhe: o português estava com as unhas dos pés pintadas. O motivo? Segundo o jornal Bild, ele adotou a prática para se proteger de fungos e bactérias.
Funciona? Veja o que dizem especialistas
Mariana Galhardo Tressino, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia: "Desconheço que apenas um esmalte escuro comum possa tratar ou prevenir presença de fungos nas unhas. O que pode existir é o fato de [o Cristiano Ronaldo] estar usando algum medicamento antifúngico embaixo disso. Esses medicamentos são sensíveis à luz do sol, daí a necessidade de passar um esmalte escuro por cima."
Victor Bechara, dermatologista e professor de Cosmiatria e de Doenças Dermatológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): "Usar esmaltes [de maneira indiscriminada] pode ser um perigo para o desenvolvimento de fungos e infecções bacterianas nos pés e unhas. Nestes casos, recomenda-se evitar esmaltes com cor durante o tratamento de micoses de unhas, pois isso pode mascarar e até atrapalhar o acompanhamento. O uso de esmaltes com antifúngicos incolores deve ser reforçado, associado ou não (a depender de cada caso) com tratamentos orais, ou até mesmo a laser."
Cristiano Ronaldo preserva seus pés desta forma há anos. O jornal Sport publicou, em 2016, que o jogador pinta as unhas dos pés desde sua primeira passagem pelo Manchester United — que foi de 2003 a 2009.
O jogador está de férias depois de encerrar a temporada atuando pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita. Nas últimas semanas, ele atuou com a seleção de Portugal nas Eliminatórias da Eurocopa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.