Topo

Copa Libertadores - 2023

Atlético-MG leva susto, mas empata com Libertad e avança na Libertadores

Hulk tenta sair da marcação em Libertad x Atlético-MG, jogo da Libertadores - NORBERTO DUARTE / AFP
Hulk tenta sair da marcação em Libertad x Atlético-MG, jogo da Libertadores Imagem: NORBERTO DUARTE / AFP

Colaboração para o UOL, do Rio de Janeiro

27/06/2023 21h00Atualizada em 27/06/2023 21h27

O Atlético-MG está nas oitavas de final da Copa Libertadores. O Galo levou um susto, saiu atrás, mas empatou por 1 a 1 com o Libertad, no estádio Defensores del Chaco, nesta terça-feira (27), e assegurou o segundo lugar do grupo G, com 10 pontos. Bareiro, para o Libertad, e Igor Gomes, para o Atlético, fizeram os gols do jogo.

Essa foi a terceira partida atleticana sob o comando de Felipão, que ainda não venceu com o Atlético. Até agora, o técnico soma dois empatee e uma derrota à frente do clube. Anteriormente, o Galo empatou com o Fluminense e perdeu para o Fortaleza em confrontos do Campeonato Brasileiro.

No outro confronto do grupo G, deu Athletico-PR, que garantiu a liderança da chave. O time paranaense recebeu o Alianza Lima, do Peru, na Arena da Baixada, e venceu por 3 a 0, assegurando a primeira colocação, com 13 pontos.

Os adversários do Atlético e dos demais clubes brasileiros nas oitavas de final serão conhecidos no dia 5 de julho, quarta-feira, às 13h00 (de Brasília), através de sorteio realizado pela Conmebol.

Antes da Libertadores, o Galo tem compromisso pelo Brasileirão. O time enfrenta o América-MG, em clássico no Mineirão, no próximo domingo (2). O jogo acontece às 16 horas (de Brasília) e é válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Atlético está na 10ª posição da tabela, enquanto o América é o 19°.

Como foi o jogo

Primeiro tempo de pressão paraguaia. Precisando vencer, além de tirar dois gols de saldo para o Atlético para conseguir a classificação, o Libertad partiu para cima do time mineiro na etapa inicial. Ao todo, foram 11 finalizações contra apenas uma do Galo, que teve dificuldades na criação.

Substituições surtem efeito. Tanto no lado do Libertad, quanto no lado do Atlético houve substituições determinantes para o resultado. O time paraguaio melhorou ainda mais o rendimento após a entrada de Bareiro e Melgarejo, enquanto o Galo cresceu com Igor Gomes.

Libertad abre o placar, mas Atlético-MG empata e respira. Os paraguaios inauguraram o marcador com Bareiro. A partir daí, mais um gol do Libertad eliminaria o Galo, mas Igor Gomes empatou para alívio da torcida atleticana. No fim, os donos da casa pressionaram, mas o placar não mudou mais.

Gols e lances importantes

Pra fora! - A primeira chance do jogo aconteceu apenas aos 15 minutos do primeiro tempo. Diego Gómez recebeu livre pela direita, mas errou o chute e finalizou longe do gol defendido por Everson.

Defesaça de Everson! - Aos 22 minutos, Barboza chutou do meio da rua, a bola ganhou força e foi em direção à gaveta, mas Everson estava lá para salvar o Atlético e fazer a primeira grande intervenção do jogo.

Pressão total! - Confortável na partida, o Libertad quase abriu o placar. Dessa vez foi a vez de Sanabria arriscar. O meia recebeu livre na entrada da área, arriscou e a bola saiu à direita do gol.

Everson mais uma vez - exposto após perda de bola no ataque, o Atlético sofreu com um rápido contra-ataque do Libertad. Dessa vez, a bola caiu nos pés de Villalba. Livre, o atacante bateu colocado, mas Everson caiu e fez a defesa.

Quase, Villalba! - Aos 9 minutos do segundo tempo, Piris cruzou pelo lado direito, a bola sobrou nos pés de Villalba, que finalizou firme, mas a bola foi por cima do gol, tirando tinta da trave.

Galo responde com Hulk - Apenas 2 minutos após ter sido ameaçado, o Atlético teve a sua primeira chance clara na partida. A bola ficou com Hulk na entrada da área após bom contra-ataque, mas o atacante finalizou ao lado do gol.

1x0 - Bareiro inaugurou o placar aos 15 minutos da etapa final. Apenas dois minutos depois de ter sido colocado em campo pelo técnico Daniel Garnero, Bareiro recebeu cruzamento de Melgarejo, que também saiu do banco de reservas, e testou a bola para as redes, sem chances para Everson.

Quase o empate! - Zaracho recebeu cruzamento na área, se livrou da marcação e cabeceou forte para o gol, mas Martín Silva, fez uma grande defesa e salvou o Libertad de tomar o empate.

1x1 - Igor Gomes deixou tudo igual. Após o gol sofrido, o Atlético melhorou na partida e Igor Gomes, que havia acabado de ser colocado no jogo por Felipão, empatou o jogo após receber cruzamento de Guilherme Arana.

Anulado! - O Libertad chegou a ampliar o marcador com Bareiro aos 38 do segundo tempo, mas a posição do atacante era irregular no momento da finalização, e o gol acabou sendo anulado.

Ficha técnica
Libertad 1x1 Atlético-MG

Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai
Data: 27/06/2023 (terça-feira)
Horário: 19h00 (de Brasília)
Competição: 6ª rodada da fase de grupos da Libertadores
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Diego Bonfa (ARG) e Cristian Navarro (ARG)
VAR: Jorge Baliño (ARG)
Cartões amarelos: Alexander Barboza, Néstor Giménez e Jemerson
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Bareiro (15'/2°T) (LIB) e Igor Gomes (23'/2°T)

Libertad: Martín Silva; Matías Espinoza (Néstor Giménez), Alexander Barboza, Diego Vieira e Iván Piris; Lucas Sanabria, Cristian Riveros (Melgarejo) e Diego Gómez; Héctor Villalba, Enso González (Bareiro) e Roque Santa Cruz (Oviedo). Técnico: Daniel Garnero.

Atlético-MG: Everson; Guilherme Arana, Jemerson, Mariano (Saravia) e Maurício Lemos; Battaglia, Zaracho (Otávio) e Edenilson; Pavón (Igor Gomes), Paulinho (Patrick) e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, o Atlético-MG empatou com o Fluminense e perdeu para o Fortaleza, e não perdeu os dois jogos. O erro foi corrigido.