Topo

Copa Libertadores - 2023

Jovens do Corinthians vencem Liverpool-URU em noite de protesto em Itaquera

Matheus Araújo iniciou a contagem para os paulistas, que venceram por 3 a 0 - Marcello Zambrana/AGIF
Matheus Araújo iniciou a contagem para os paulistas, que venceram por 3 a 0 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

28/06/2023 23h23

O Corinthians se despediu da Libertadores com uma vitória tranquila. Recheado de jovens, o time paulista venceu o Liverpool-URU por 3 a 0 em uma Neo Química Arena com menos de 30 mil pessoas e, com a 3ª posição do Grupo E garantida, vai jogar os playoffs da Sul-Americana.

A equipe de Luxemburgo encerra a sua trajetória no maior torneio da Conmebol com sete pontos. Os uruguaios, por outro lado, ficaram na lanterna com quatro pontos.

O Corinthians volta a jogar neste fim de semana. O clube encara o Bragantino, no domingo (2), também em casa. O duelo é válido pelo Campeonato Brasileiro e começa as 11h (de Brasília).

Protestos em Itaquera

Até os 35 minutos de jogo, torcedores organizados do Corinthians fizeram um protesto nas arquibancadas. O motivo? Além da eliminação precoce na Libertadores, a venda de joias das categorias de base e o atual rendimento do time de Luxemburgo.

Uma das faixas dizia: "Corinthians, retiro de jogadores. É velho, machucado ou ruim de bola? Jogue aqui". Outra criticava a diretoria pelas negociações recentes: "Vende-se jogador, valor: duas cocas e duas coxinhas".

Como foi o jogo

O 1° tempo contou com domínio dos mandantes, que exploraram a velocidade dos jovens para agredir o Liverpool. Wesley foi o mais participativo pela esquerda e abriu caminho para o gol de Matheus Araújo após carimbar a trave.

Na metade final, o centroavante Felipe Augusto mostrou oportunismo e ampliou antes de Carlos Miguel brilhar, defender um pênalti e garantir a vitória brasileira. Adson ainda teve tempo de decretar o 3 a 0.

Gols e destaques

Ambiente estranho. Os primeiros minutos do jogo foram atípicos: sempre atuantes, as organizadas corintianas não estenderam bandeirões na arquibancada norte e tampouco entoaram os tradicionais gritos de força ao time. O barulho veio dos outros três setores do estádio: sul, oeste e leste.

Organizadas do Corinthians estenderam faixas durante jogo contra o Liverpool-URU - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Organizadas do Corinthians estenderam faixas durante jogo contra o Liverpool-URU
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Um gol perdido atrás do outro. Controlando o jogo, o Corinthians empilhou chances perdidas até a metade do 1° tempo. Wesley infernizou o lado direito do Liverpool e foi o principal responsável pelas jogadas ofensivas, mas pecou na hora da finalização. Adson e Felipe Augusto também não calibraram a pontaria.

Blitz gera gol de outro garoto. Wesley seguiu usando e abusando da individualidade pela esquerda e iniciou a jogada que culminou na abertura do placar, já na casa dos 31 minutos. Ele limpou a marcação, cortou para a esquerda e acertou a trave de Britos: no rebote, Matheus Araújo só tocou e fez o 1 a 0.

Organizadas (e Carlos Miguel) aparecem. O fim do período de silêncio organizado pelas torcidas coincidiu com o gol dos mandantes, e Gaviões, Camisa 12, Pavilhão 9, Estopim e companhia voltaram a gritar após Matheus Araújo balançar as redes. Com bola rolando, os uruguaios chegaram a assustar Carlos Miguel, mas o reserva de Cássio se mostrou seguro e praticou ao menos duas boas defesas antes do intervalo.

Gol anulado e lesão. No início do 2° tempo, Giuliano chegou a superar Britos após bate-rebate na área, mas viu o gol ser anulado por impedimento. Pouco tempo depois, o Corinthians perdeu Wesley, que deixou o gramado com dores e acabou substituído por Pedro, futuro reforço do Zenit.

Centroavante no lugar certo e hora certa. Com tranquilidade, os paulistas ampliaram o marcador aos 18 minutos. Adson deu um lindo corte em Izquierdo já dentro da área e, já na linha de fundo, acertou a trave da meta uruguaia. A bola sobrou para Felipe Augusto, que mesmo desajeitado conseguiu empurrar a bola para as redes e marcou o seu primeiro gol como profissional: 2 a 0.

Carlos Miguel brilha e pega pênalti. O Liverpool até teve a chance de diminuir em pênalti marcado aos 27 minutos após análise no VAR. O problema para os uruguaios é que Carlos Miguel, em noite inspirada, cresceu para cima de Bentancourt, defendeu a cobrança e ainda espalmou o rebote.

Carlos Miguel defendeu pênalti de Bentancur em Corinthians x Liverpool -  Marcello Zambrana/AGIF -  Marcello Zambrana/AGIF
Carlos Miguel defendeu pênalti de Bentancur em Corinthians x Liverpool
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Pedro acelera, e Adson mata o jogo. O Corinthians respondeu com gol: após lindo passe do estreante Moscardo, Pedro fez linda jogada pela esquerda, arrancou e cruzou rasteiro para o meio da área. A zaga até tentou afastar, mas a bola parou em Adson — que não desperdiçou e coroou sua exibição com gol: 3 a 0.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3x0 LIVERPOOL-URU

Data e horário: 28 de junho de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Motivo: 6ª rodada da fase de grupos da Libertadores
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Angel Arteaga (VEN)
Assistentes: Tulio Moreno (VEN) e Alberto Ponte (VEN)
VAR: Yadir Acuña (COL)}
Público: 26.556 pessoas
Renda: R$ 1.167.437,80
Cartões amarelos: Giuliano (COR)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Matheus Araújo (COR), aos 31 min do 1° tempo; Felipe Augusto (COR), aos 18 min do 2° tempo; Adson (COR), aos 34 min do 2° tempo

CORINTHIANS: Carlos Miguel; Rafael Ramos (Léo Maná), Caetano, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera (Ryan), Giuliano (Moscardo), Matheus Araújo e Adson; Wesley (Pedro) e Felipe Augusto (Giovane). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

LIVERPOOL: Britos; Martireña, Pereira, Izquierdo e Samudio; Fabricio Díaz, Nápoli (Barrios), Lemos (Rivero) e Medina (Otormín); Bentancourt e Luciano Rodríguez. Técnico: Jorge Bava

Errata: este conteúdo foi atualizado
O primeiro gol do Corinthians foi marcado por Matheus Araújo, não Wesley. O erro foi corrigido.