Kosovo, Albânia e Macedônia: reforço do Vasco jogou na periferia da Europa
Certamente muitos precisaram acionar os sites de busca após o Vasco anunciar ontem (27) a contratação do atacante Serginho, de 28 anos, praticamente um desconhecido do futebol brasileiro, onde nunca atuou como profissional.
O que aconteceu
Revelado nas categorias de base do Vitória (BA), o mineiro de Belo Horizonte fez carreira no futebol periférico da Europa - mais precisamente na região da Península dos Balcãs — antes de chegar no Girensuspor, da Turquia, onde estava até acertar com o Cruzmaltino.
Depois de deixar o clube baiano, ainda no sub-20, Serginho fez sua primeira aventura em terras europeias em 2015, quando foi para o discreto futebol de Kosovo e defendeu o KF Hajvalia, clube fundado em 1999 e que foi extinto em 2018. Por lá foram dez jogos e três gols.
No ano seguinte transferiu-se para o país vizinho, a Albânia, primeiramente para o Skenderbeu, onde fez 17 jogos e três gols. Em 2017 foi emprestado para o time albanês KF Laci, somando 19 jogos e um gol.
Na sequência, Serginho foi negociado para outro país próximo: a Macedônia do Norte. Lá passou a ter mais destaque e ficou por três anos. Foram cinco gols em 25 jogos no Rabotnicki e mais 14 gols em 54 partidas pelo Shkupi 1927.
A ida para o Girensuspor, da Turquia, aconteceu em 2020, onde somou 93 partidas, com dez gols e 19 assistências. Por lá, obteve o carinho da torcida do clube turco, que não queria que ele fosse embora.
Serginho é considerado um atacante de lado de campo, que pode atuar pelas duas pontas, dando preferência à direita. Sua contratação pelo Vasco teve o aval da 777 Partners, empresa gestora da SAF vascaína. Ele só poderá estrear a partir do dia 3 de julho, quando se abre a janela de transferências.
Serginho: 'Tenho certeza de que dará tudo certo'
Serginho acompanhou a vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o Cuiabá, na última segunda-feira (26), no Estádio Luso-Brasileiro. Em seu vídeo de apresentação, o atacante reconheceu a responsabilidade de atuar no clube, mas se mostrou otimista de que terá uma trajetória de sucesso:
"Fala, galera! Aqui é o Serginho. Chegando no Vascão! Estou muito feliz de estar aqui vestindo essa camisa, sei do peso dela e da pressão, mas tenho certeza de que irá dar tudo certo".
Além de Serginho, o Vasco já tem fechada a contratação do zagueiro Maicon, ex-Santos, que será anunciado em breve. O clube ainda tem como prioridade um meia e um volante, e também pode fechar com um lateral esquerdo e um atacante.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.