Topo

Copa Sul-Americana - 2023

Na estreia de Turra, Santos se despede da Sul-Americana com empate na Vila

Deivid Washington, do Santos, em ação no jogo contra o Blooming, pela Sul-Americana - Nelson Almeida/AFP
Deivid Washington, do Santos, em ação no jogo contra o Blooming, pela Sul-Americana Imagem: Nelson Almeida/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/06/2023 21h01

O Santos se despediu da Sul-Americana com um empate por 0 a 0 com o Blooming, na Vila Belmiro.

Eliminado antecipadamente, o Peixe terminou em terceiro do Grupo E, com cinco pontos. O adversário boliviano ficou na lanterna, com apenas um, enquanto Newell's e Audax Italiano classificaram.

Lucas Lima perdeu um pênalti no apagar das luzes, aos 55 minutos do segundo tempo.

Antes, o jovem Deivid Washington já havia desperdiado três chances na cara do gol. O atacante de 18 anos foi muito participativo, mas desperdiçou as oportunidades que teve dentro da pequena área.

A partida marcou a estreia do técnico Paulo Turra. O treinador foi anunciado na última sexta (23), mas não comandou a equipe na derrota para o Flamengo, no final de semana.

O Alvinegro praiano aumentou a sua série sem vencer para 11 jogos. O último triunfo foi em 14 de maio, contra o Vasco, pelo Brasileirão.

O próximo compromisso do Santos será contra o Cuiabá, no domingo (2), fora de casa, pela 13ª rodada do Brasileirão. A equipe está em 13º, com 13 pontos.

Como foi o jogo

turra - Guilherme Dionízio/Agência Estado - Guilherme Dionízio/Agência Estado
Paulo Turra, técnico do Santos, na sua estria contra o Blooming, pela Sul-Americana
Imagem: Guilherme Dionízio/Agência Estado

O Santos entrou totalmente reserva para apenas cumprir tabela no torneio. Sem chances de classificação, o novo treinador aproveitou para dar descanso aos titulares, além de testar nomes menos utilizados e jovens da base — já Ângelo, vendido ao Chelsea, não esteve nem no banco de reservas.

O time da casa começou dominando e teve oportunidades para sair na frente com Deivid. Pressionando, o Peixe controlou a partida e encurralou o adversário no decorrer da primeira etapa, mas viu sua joia da base perder duas chances sozinho na pequena área.

O Blooming reagiu antes do intervalo e obrigou Vladimir a sujar o uniforme. O goleiro santista, que praticamente não havia sido acionado, cresceu diante dos atacantes do time boliviano e evitou que os mandantes fossem para o vestiário em desvantagem.

As duas equipes acertaram a trave no segundo tempo, mas o placar permaneceu inalterado. Os visitantes carimbaram o poste em cobrança de falta, enquanto Lucas Lima parou na trave em cobrança de pênalti.

Lances de destaque

Deivid manda para fora. Com 8 minutos de jogo, Lucas Barbosa desviou cobrança de escanteio no primeiro pau e a bola sobrou para Deivid Washington, mas o camisa 36 escorregou na pequena área. Desequilibrado, ele até chegou a cabecear, mas acabou mandando por cima

Joia perde outro. Aos 25', Ruiz fez cobrança ensaiada de escanteio e Alex cabeceou para o gol. Uraezaña defendeu, mas cedeu rebote e, mesmo no chão, conseguiu defender um chute à queima-roupa de Deivid.

Vladimir salva duas vezes. Aos 42', Camacho errou no campo adversário e cedeu contra-ataque. Rodríguez avançou e invadiu a área, mas parou no goleiro santista. Na sequência, ele defendeu novo chute, desta vez de Latorre, que tinha o ângulo como destino.

Paredão santista. Aos 7' do segundo tempo, Cuellár recebeu na área um cruzamento de trivela. Com espaço, ele finalizou rasteiro, mas Vladimir defendeu com o pé.

Trave. Aos 28', cobrou direto uma falta e carimbou o poste esquerdo do gol do Santos.

Música no Fantástico. Aos 30', Daniel Ruiz avançou pela direita, partiu para cima da marcação e cruzou com efeito. Deivid Washington subiu sozinho e desviou, mas mandou por cima do travessão.

Pênalti perdido. Aos 50', Deivid Washington caiu na área após cobrança de escanteio e os jogadores do Santos ficaram reclamando de pênalti. O árbitro inicialmente mandou seguir, mas assinalou a penalidade após o VAR sugerir revisão. Lucas Lima foi para a cobrança, mas acertou a trave.

Ficha técnica
Santos 0 x 0 Blooming

Competição: 6ª rodada da Sul-Americana
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data e hora:
Árbitro: Augusto Aragon
Assistentes: Ricardo Baren e Dennys Guerrero
VAR: Roberto Sanchez
Amarelos: Villamíl, Alex, Cadu, Latorre, Rodrigo Fernández, Soteldo, Romero e Carlos Bustos
Vermelho: Latorre
Público: 2.891 torcedores
Renda: R$ 121.215,00

Santos: Vladimir; Cadu (Ed Carlos), Luiz Felipe, Alex e Kevyson; Camacho (Rodrigo Fernández), Sandry e Miguelito (Lucas Lima); Daniel Ruiz, Deivid Washington e Lucas Barbosa (Mendoza). Técnico: Paulo Turra

Blooming: Uraezaña; Romero, Gómez, Cabrera e Villamíl (Durán); Siles, Latorre, Figuera e Arismendi (Lacerda); Cuellar (Menacho) e Rodríguez (Severiche). Técnico: Carlos Bustos.