Prisão e Série D: por onde andam os campeões da Copa das Confederações 2013
O Brasil comemora hoje (30) 10 anos da conquista da Copa das Confederações de 2013. No Maracanã, a seleção brasileira venceu a Espanha, atual campeã do mundo naquela época, por 3 a 0, com dois gols de Fred e um de Neymar.
Hoje, 10 anos depois do título, os jogadores que entraram em campo ao longo daquela competições vivem cenários completamente distintos em suas vidas. Dos 23 convocados para aquela competição, 15 seguem em atividade. Por outro lado, alguns já se aposentaram e um deles atualmente está preso.
O UOL mostra abaixo por onde andam os 23 jogadores campeões da Copa das Confederações 2013 com a seleção brasileira.
Julio Cesar
O goleiro titular da seleção brasileira naquela conquista pendurou as luvas em 2018 e hoje trabalha agenciando jogadores. Esporadicamente, ele aparece comentando partidas e futebol. Julio Cesar também se dedica à vida de investidor.
Daniel Alves
O lateral-direito está preso na Espanha após ter sido acusado de agressão sexual a uma mulher em dezembro de 2022. Ele estava em atividade quando foi detido e teve o seu contrato rescindido com o Pumas, do México.
David Luiz
O zagueiro voltou ao futebol brasileiro recentemente e defende o Flamengo. Naquela final de 2013, ele foi fundamental, cortando um chute de Pedro, da Espanha, em cima da linha.
Thiago Silva
O zagueiro é um dos poucos daquela seleção que ainda joga na Europa. Atualmente, ele defende o Chelsea, da Inglaterra. Em 2022, ele foi capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar.
Marcelo
O lateral-esquerdo, assim como David Luiz, voltou ao futebol brasileiro recentemente. No começo desta temporada, ele acertou o seu retorno ao Fluminense, clube que o revelou.
Luiz Gustavo
Volante titular da seleção que foi campeã, Luiz Gustavo hoje é companheiro de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita. Ele defende o Al-Nassr desde 2022, quando deixou o Fenerbahçe.
Paulinho
O volante, que se juntou ao Tottenham depois da Copa das Confederações, atualmente defende o Corinthians. Entretanto, recentemente ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e, desde então, vem se recuperando da lesão.
Oscar
Assim como Luiz Gustavo, Oscar segue sua carreira no futebol asiático. Ele defende o Shangai Port desde 2017, quando deixou o Chelsea, e é ídolo na China.
Hulk
O atacante atualmente defende o Atlético-MG, onde se reencontrou com Felipão, que foi contratado pelo clube nas últimas semanas. Ele está no Galo desde 2021 e tem se tornado um ídolo da torcida.
Neymar
Recém-chegado ao Barcelona na época da Copa das Confederações, Neymar atualmente está no PSG, onde tem vivido altos e baixos. Na última temporada, o brasileiro sofreu com uma lesão e está há um bom tempo sem jogar.
Fred
O camisa 9 daquela seleção se aposentou na metade de 2022, quando defendia o Fluminense. Hoje, ele segue no clube carioca, mas como diretor de planejamento esportivo.
Jefferson
O goleiro se aposentou do futebol em 2018 e segue sua vida longe do esporte. Atualmente, ele é empreendedor, tem uma franquia de cafeterias no interior de São Paulo e também atua como 'corretor de imóveis', negociando casas na Flórida, nos Estados Unidos.
Diego Cavalieri
Sem atuar desde 2021, o goleiro anunciou sua aposentadoria do futebol em março de 2023. Ele tem planos de se aventurar no mundo da música, cantando rap e trap.
Filipe Luís
Vivendo seu auge no Atlético de Madrid em 2013, quando foi convocado para a Copa das Confederações, o lateral hoje defende o Flamengo. Ele é reserva de Ayrton Lucas no clube carioca.
Jean
O volante, que também atua como lateral, segue em atividade e defende o Retrô, clube pernambucano que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro. Após aquela Copa das Confederações, ele passou por Palmeiras e Cruzeiro, além do Fluminense, onde jogava na época.
Dante
O zagueiro, que vivia grande fase no Bayern de Munique na época, segue atuando na Europa, mas no Nice, da França. Antes de desembarcar no futebol francês, ele ainda passou pelo Wolfsburg.
Réver
O zagueiro do Atlético-MG é o único daquela equipe que ainda segue atuando pelo mesmo clube, contudo, em sua segunda passagem. Grande líder do Galo naquela época, ele passou por Internacional e Flamengo até voltar ao time mineiro em 2019.
Fernando
Um dos nomes menos conhecidos daquela seleção, Fernando vivia seu auge no Grêmio quando foi convocado. Logo após o torneio, ele se transferiu para o Shakhtar Donetsk, passou pelo futebol russo, italiano e chinês, e hoje defende o Antalyaspor, da Turquia.
Hernanes
O 'Profeta' encerrou sua carreira como jogador em 2022. No final do ano, ele foi um dos comentaristas do Grupo Globo na Copa do Mundo do Qatar. Recentemente, ele lançou um livro e, além de escritor, também se aventura na vida de empresário, possuindo um restaurante e uma adega de vinhos.
Jadson
Com passagens de destaque por Corinthians e Athletico, além do São Paulo, o meio-campista anunciou sua aposentadoria do futebol durante o ano passado, quando defendia o Vitória.
Bernard
Estrela do Atlético-MG em 2013, Bernard atualmente joga pelo Panathinaikos, da Grécia. Após a Copa das Confederações, ele passou por Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Everton (Inglaterra) e Al Sharjah (Emirados Árabes Unidos).
Lucas Moura
O atacante segue em atividade, mas está sem clube. Recentemente, ele encerrou o seu contrato com o Tottenham e deve definir seu novo clube em breve.
Jô
Reserva imediato de Fred em 2013 na seleção, Jô anunciou sua aposentadoria do futebol em fevereiro de 2023. O último clube do atacante foi o Al Jabalain, da Arábia Saudita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.