Topo

Brasileirão - 2023

Luciano fura retranca de Diniz, e São Paulo vence o Fluminense no Morumbi

Do UOL, em Santos (SP)

01/07/2023 18h01

O São Paulo venceu o Fluminense por 1 a 0 hoje (01), no Morumbi, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado por Luciano, aos 42 minutos do segundo tempo.

São Paulo chegou à vitória após bom segundo tempo. Depois de uma etapa inicial morna, o Tricolor se impôs e chegou ao gol no fim. O goleiro Fábio, do Fluminense, foi mal no lance depois de defesas importantes.

Gol tricolor teve pouco mais de um minuto de checagem no VAR por conta da posição de Luciano após o passe de cabeça de David. A torcida no Morumbi ficou apreensiva, mas o atacante estava atrás da linha da bola e o gol foi legal.

Fluminense teve uma postura defensiva no Morumbi. O time de Fernando Diniz, que geralmente é protagonista, ficou quase todo o tempo na defesa e teve menos posse de bola e finalizações.

Confusão entre Luciano e Felipe Melo no primeiro tempo. Anderson Daronco parou o jogo para dar bronca e conseguiu conter os ânimos. Com Felipe Melo no banco, Luciano fez o gol da vitória. No fim, Arias ficou bravo com Pablo Maia, foi para cima do rival e acabou expulso.

O São Paulo foi ao sexto lugar, com 21 pontos, mesma pontuação do Fluminense, que fica em quinto por causa dos critérios de desempate.

A equipe paulista voltará a campo para enfrentar o Palmeiras na quarta-feira (05), novamente no Morumbi, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O Fluminense terá a semana livre antes de receber o Internacional, dia 9, pelo Campeonato Brasileiro.

Como foi o jogo

O primeiro tempo de São Paulo e Fluminense foi monótono. Os donos da casa tentaram tomar as rédeas do jogo, mas tiveram pouquíssima criatividade. Os cariocas não conseguiram puxar contra-ataques.

O único momento de "emoção" foi discussão entre Luciano e Felipe Melo, controlada pelo árbitro Anderson Daronco. Na única chance clara, Arboleda cabeceou para defesa de Fábio, mas estava impedido.

A etapa final, em compensação, teve cenário diferente. O São Paulo conseguiu se impor e afundou o Fluminense na defesa. O time do suspenso Fernando Diniz, que precisou assistir da televisão, esteve irreconhecível, longe de sua postura normalmente ofensiva.

O Tricolor conseguiu encontrar espaços na defesa do Fluminense e teve grande chance com Juan. Ele recebeu em profundidade, cara a cara com Fábio, e parou no goleiro. Minutos depois, em rara chegada, o Fluminense fez Rafael trabalhar em boa cabeçada de Thiago Santos após escanteio.

No fim, quando o jogo caminhava para o empate, o São Paulo achou o gol com o iluminado Luciano, em finalização fraca, mas colocada, que contou com a "ajuda" do goleiro Fábio. A jogada teve cruzamento de Rafinha e passe de cabeça de David.

Lances importantes

Quase. Aos 22 minutos do segundo tempo, Juan recebeu cara a cara com Fábio e parou no goleiro do Fluminense.

A resposta. No minuto 26, Thiago Santos cabeceou bem em escanteio e obrigou Rafael a fazer sua primeira defesa na partida.

De longe. Aos 34, Pablo Maia bateu forte de fora da área e fez Fábio trabalhar novamente.

Gol da vitória. No minuto 42, Rafinha lançou bonito, David ajeitou e Luciano bateu no canto para abrir o placar.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 x 0 FLUMINENSE

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 1º de julho de 2023 (sábado)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistente 1: Guilherme Dias Camilo (MG)
Assistente 2: Michael Stanislau (RS)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões amarelos: Gabriel Neves e Patryck (São Paulo) e Felipe Melo e Arias (Fluminense)
Cartão vermelho: Arias (Fluminense)
GOL: São Paulo: Luciano, aos 42 minutos do 2T
São Paulo: Rafael, Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Patryck; Gabriel Neves (Alisson), Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Marcos Paulo) e Rodriguinho (Wellington Rato); Juan (David) e Luciano (Nathan). Técnico: Dorival Júnior.
Fluminense: Fábio, Samuel Xavier, Thiago Santos, Felipe Melo (Felipe Andrade) e Marcelo (Guga); Martineli, Lima e Pirani (Lelê); Arias, Keno (John Kennedy) e Cano. Técnico: Eduardo Barros