Athletico e Palmeiras empatam em jogaço com brilho de Endrick e Vitor Roque
O Palmeiras chegou a abrir 2 a 0, mas viu o Athletico buscar o empate em um 2° tempo quase perfeito e ficou ainda mais longe da ponta do Campeonato Brasileiro. O jogaço, que acabou em 2 a 2, foi realizado na Ligga Arena, em Curitiba.
O resultado deixou a equipe de Abel Ferreira — hoje comandada por João Martins — na 4ª posição da tabela com 23 pontos. Os paranaenses, por outro lado, foram aos 20 pontos e chegaram à metade de cima da tabela.
Os times voltam a jogar na quarta-feira (5), desta vez pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Palmeiras tem o clássico contra o São Paulo pela frente, enquanto o Athletico enfrenta o Flamengo no Rio.
Como foi o jogo
Na etapa inicial, o Palmeiras mostrou eficiência e largou em vantagem com Endrick. O jovem perdeu um pênalti nos primeiros minutos, mas se redimiu pouco depois e balançou as redes de cabeça.
No 2° tempo, Gabriel Menino até ampliou, mas o Athletico reagiu, deixou o rival com um a menos e empatou a partida em sete minutos — com direito a Vitor Roque decisivo. O duelo foi agitado até o fim, mas acabou empatado.
Gols e destaques
Endrick, o vilão. O jogo começou intenso, e Zé Ivaldo acertou a nuca de Endrick com o cotovelo dentro da área ainda no minuto inicial. Após uso do VAR, Jean Pierre Gonçalves Lima marcou a penalidade e aplicou cartão amarelo para o zagueiro dos mandantes, revoltando palmeirenses. O próprio atacante chamou a responsabilidade e pegou a bola, mas bateu muito mal e consagrou Léo Linck, que encaixou o chute com total tranquilidade.
Endrick, o herói. O equilíbrio marcava a partida até os 21 minutos, quando Breno Lopes recebeu na ponta direita, partiu para cima de Thiago Heleno e cruzou para o meio da área. Endrick, nas costas de Pedro Henrique, cabeceou no contrapé do goleiro adversário, balançou as redes com categoria e pediu silêncio aos torcedores da Ligga Arena antes de dançar e fazer a festa alviverde: 1 a 0.
Athletico tenta resposta. Os paranaenses saíram ao ataque em busca do empate antes do intervalo, mas não calibraram a mira. Primeiro, Christian se esticou para aproveitar cruzamento de Erick e, já sem Weverton à frente, mandou por cima. Depois, Canobbio arriscou de fora e acertou a rede — pelo lado de fora. Vitor Bueno também tentou e parou em Murilo.
Trave salva Léo Linck. Já na casa dos 45 minutos, os paulistas tiveram boa chance para ampliar. Luís Guilherme achou lindo passe no alto para Endrick, que chegou batendo de primeira e viu a bola carimbar a trave de Léo Linck antes de sair para a linha de fundo.
E o Vitor Roque? Na etapa inicial, o craque do Athletico ficou encaixotado na forte marcação de Gustavo Gómez e Murilo. Quando tentou sair do centro do campo para jogar, Vitor Roque até apostou na velocidade, mas acabou cometendo faltas e ficando com poucas opções para tabelar.
Menino entra e aumenta. Titular habitual de Abel, Gabriel Menino não demorou para brilhar. Ele entrou no intervalo no lugar de Richard Ríos e, aos 11 minutos, tabelou com Breno Lopes pela ponta esquerda. Com liberdade, o volante chutou para o gol e contou com desvio de Thiago Heleno para ampliar: 2 a 0.
Athletico renasce com pênalti. Os mandantes conseguiram reagir aos 20 minutos, quando Vitor Roque apareceu de vez, finalizou dentro da área e teve o chute bloqueado pelo braço de Gustavo Garcia dentro da área. Já amarelado na etapa inicial, o palmeirense tomou o segundo cartão e acabou expulso por Jean Pierre. Vitor Bueno caprichou, deslocou Weverton na cobrança e recolocou sua equipe no duelo: 2 a 1.
Tá em choque? É gol do Vitor Roque! O Athletico empatou a partida sete minutos depois. Vitor Bueno encontrou lindo lançamento para Madson, que havia acabado de entrar no lugar de Khellven. O lateral escorou de cabeça para o meio na direção de Vitor Roque — com faro de artilheiro, o elétrico atacante se infiltrou por trás da zaga, balançou as redes e explodiu a Ligga Arena: 2 a 2.
Tentativas finais. Tanto os paranaenses quanto os paulistas encontraram boas jogadas ofensivas e causaram perigo aos gols de Weverton e Léo Linck. O marcador, no entanto, não foi alterado até o apito final em Curitiba.
FICHA TÉCNICA
ATHLETICO 2x2 PALMEIRAS
Data e horário: 2 de julho de 2023, às 16h (de Brasília)
Motivo: 13ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Ligga Arena, em Curitiba (PR)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Zé Ivaldo, Vitor Roque (ATH); Gustavo Garcia (PAL)
Cartões vermelhos: Gustavo Garcia (PAL)
Gols: Endrick (PAL), aos 21 min do 1° tempo; Gabriel Menino (PAL), aos 11 min do 2° tempo; Vitor Bueno (ATH), aos 21 min do 2° tempo; Vitor Roque (ATH), aos 27 min do 2° tempo
ATHLETICO: Léo Linck; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo (Marcelo Cirino); Khellven (Madson), Erick, Hugo Moura (Alex Santana), Vitor Bueno e Christian (Cuello); Canobbio (Terans) e Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho
PALMEIRAS: Weverton; Gustavo Garcia, Murilo, Gustavo Gómez e Vanderlan; Naves (Luan), Richard Ríos (Gabriel Menino) e Jhon Jhon; Luís Guilherme (Fabinho), Breno Lopes (Mayke) e Endrick (Rony). Técnico: João Martins
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.