Topo

Em Brasília, Brasil goleia Chile no último amistoso antes da Copa feminina

Gabi Nunes marcou o primeiro gol da seleção brasileira feminina contra o Chile - Thais Magalhães/CBF
Gabi Nunes marcou o primeiro gol da seleção brasileira feminina contra o Chile Imagem: Thais Magalhães/CBF

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/07/2023 12h27

Classificação e Jogos

A seleção brasileira feminina se despediu da torcida com uma goleada por 4 a 0 sobre o Chile, neste domingo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Foi o último jogo antes da Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia. Marta entrou no fim.

Os gols foram marcados por Gabi Nunes, Duda Sampaio, Luana e Geyse.

O Mané Garrincha teve um público de 15.892 pessoas e uma renda de R$ 1.208.725,81.

A seleção feminina viaja para a Austrália na madrugada desta segunda-feira (3), às 5h (de Brasília). O voo será fretado com apenas uma parada no Taiti.

A estreia na Copa do Mundo será em 24 de julho, contra o Panamá, às 8h (de Brasília). O grupo também tem Jamaica e França.

Rainha em campo

A ideia de Pia Sundhage era descansar Marta no amistoso, mas a camisa 10 acabou entrando no segundo tempo.

A jogadora foi muito pedida pela torcida ao longo do jogo e celebrada quando entrou no lugar de Rafaelle.

Marta foi a última a chegar em Brasília depois de um atraso no voo. Como voltou recentemente de lesão, a comissão adota cautela durante a preparação.

Como foi o jogo

O Brasil começou indo para cima e abriu o placar cedo, dando mais confiança para o jogo. Apesar de ter a posse, as brasileiras erravam alguns passes e dificultavam a criação.

O Chile começou sendo mais sufocado, mas depois passou a se aventurar no ataque e cresceu no jogo. O Brasil, porém, fez o segundo. As chilenas tinham acabado de colocar uma bola na trave, mas a seleção foi eficiente pelo alto novamente.

A seleção foi ganhando cada vez mais confiança com dribles e oportunidades. Aos 34, Luana ampliou a conta. Foi uma partida segura das brasileiras.

O Brasil voltou ainda pressionando no segundo tempo e logo ampliou a conta. Pia começou a rodar o time para testar diferentes esquemas e possibilidades.

Geyse chegou a sentir um problema e deixou o campo substituída, mas aparentemente sem grande preocupação. No banco, aplicou gelo na panturrilha.

Com grande vantagem no placar, o Brasil só administrou o jogo enquanto o Chile se segurava para não sofrer mais gols. Com Marta em campo, a torcida vibrou ainda mais.

Lances importantes

1x0. Aos quatro minutos, Nycole recebeu pela direita e cruzou na cabeça de Gabi Nunes. A atacante subiu entre as marcadoras e colocou no ângulo.

Na trave! Araya cobrou falta pela esquerda e acertou a trave direita do Brasil aos 23 minutos.

2x0. Antônia cruzou na medida para Duda Sampaio cabecear no canto da goleira chilena e ampliar aos 28 minutos.

3x0. Aos 34 minutos, a defesa do Chile cortou a bola depois do escanteio e Luana aproveitou a sobra para dominar a chutar no ângulo.

4x0. Tamires cruzou da esquerda aos quatro minutos e Geyse subiu sozinha para completar de cabeça e marcar mais um gol do Brasil.

Defesa! Andressa Alves bateu forte de fora da área, mas Canales fez grande defesa no canto direito.

Ficha técnica

Brasil 4x0 Chile

Data: 02 de julho de 2023
Horário: 10h30 (de Brasília)
Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Árbitra: Anahi Fernandez (URU)
Assistentes: Daiana Fernandez (URU) e Belén Clavijo (URU)
Cartões amarelos: Figueroa (CHI)
Cartões vermelhos: -
Gols: Gabi Nunes (aos 4 minutos do primeiro tempo), Duda Sampaio (aos 28 minutos do primeiro tempo), Luana (aos 34 minutos do primeiro tempo), Geyse (aos 4 minutos do segundo tempo)

Brasil: Letícia Izidoro; Antonia, Kathellen (Lauren), Rafaelle (Marta), Tamires; Luana, Duda Sampaio; Geyse (Andressa Alves), Ana Vitória (Mônica), Nycole (Kerolin), Gabi Nunes. Técnica: Pia Sundhage.

Chile: Antonia Canales; Soruco (Olivares), Figueroa (Monserrat Hernández), Camila Sáez, Pinilla, Yastín Jiménez, Karen Araya (Yenny Acun?a), Yessenia López (Yanara Aedo), Zamora, Urrutia e Isidora Olave (Karen Fuentes). Técnico: Luis Mena.