Topo

Grêmio

Atacante do Bahia é cria do Grêmio e foi alvo de Renato Gaúcho

Everaldo é formado no Grêmio e foi alvo de Renato - Walmir Cirne/AGIF
Everaldo é formado no Grêmio e foi alvo de Renato Imagem: Walmir Cirne/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/07/2023 04h00

Everaldo deve ser titular do Bahia na noite de hoje (4) diante do Grêmio, em jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O centroavante de 31 anos é cria da base do clube gaúcho, para onde quase retornou a pedido de Renato Gaúcho.

O que aconteceu

Everaldo chegou ao Grêmio egresso do Esportivo, clube da cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Suas primeiras partidas pelo Tricolor foram no time sub-20.

Depois de mostrar boa capacidade física e de conclusão de jogadas, foi alçado ao time principal por Celso Roth, em 2011. Mas teve poucas oportunidades e acabou cedido por empréstimo ao Caxias, em 2012, e ao CSA, em 2013.

O bom desempenho em Alagoas abriu nova oportunidade em Porto Alegre, em 2014. Mas novamente ele recebeu poucos minutos e foi cedido ao Figueirense.

A trajetória em Porto Alegre teve fim em 2015, quando novamente ele ganhou algumas chances, mas sem destaque. Foram 17 partidas somando os três momentos no clube, e apenas um gol.

Alvo de Renato Gaúcho

Everaldo passou por Figueirense, Paysandu, Água Santa, Santa Cruz, Al Faisaly (da Arábia Saudita), Novorizontino, Atlético-GO e Querétaro (do México) até ter sua melhor temporada no Brasil.

Foi pela Chapecoense, quando marcou 19 gols e deu duas assistências em 52 jogos, na temporada de 2019, que ele realmente brilhou.

Ali, o atacante despertou interesse de Renato Gaúcho, que indicou sua contratação para reforçar o Tricolor. Na ocasião, a direção gremista sondou a situação do atacante, que foi vendido ao Kashima Anthlers, do Japão.

Foram três temporadas no futebol japonês, com 34 gols marcados e mais 15 assistências em mais de 100 jogos. Neste ano, em 35 partidas pelo Bahia, são 11 gols e quatro assistências.

Grêmio