Topo

Palmeiras

Seneme diz que Zé Ivaldo deveria ser expulso em lance com Endrick

Do UOL, em São Paulo

04/07/2023 13h31

Wilson Luiz Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, disse que Zé Ivaldo devia ter sido expulso em lance de cotovelada em Endrick.

O que aconteceu

Nós vemos que o jogador do Athletico-PR põe o cotovelo e joga, com um movimento adicional, contra a cabeça do atacante do Palmeiras. Para nós, deveria sim ter sido considerada essa ação para cartão vermelho", disse Seneme.

A arbitragem foi duramente criticada por João Martins, auxiliar do Abel, em sua coletiva após o confronto com o Athletico-PR, pela 13ª rodada do Brasileirão

Martins chegou até a citar que o "sistema" de futebol da CBF não quer ver o Palmeiras bicampeão brasileiro.

A partida terminou empatada em 2 a 2. A equipe paulista estava vencendo por 2 a 0 e acabou levando a igualdade no placar.

O que Seneme disse:

Pênalti sobre Endrick

Jean Pyerre - "Ele esquece a bola, só vai no jogador, com o braço temerário, tá. Pênalti e cartão amarelo, ok?"

VAR - "Ok"

Seneme - "A gente vê o Jean Pyerre muito longe da ação. Espera-se que para ações profundas na área, o árbitro tenha uma aproximação maior para ele poder ver detalhes. Essa situação, torna muito difícil que ele consiga analisar a jogada em tempo real, por isso que teve que haver uma revisão da ação."

Vemos que o jogador do Athletico-PR abandona a disputa pela bola. Ele tenta bloquear a ação do jogador do Palmeiras, mas vai totalmente no corpo. Então, a partir deste momento, temos que avaliar esse contato. A regra é muito clara com relação a isso, quando diz que, não estando o cotovelo/braço associado a uma disputa de bola e indo de encontro ao adversário diretamente no rosto ou na cabeça, passa a poder interpretar o lance como uma ação de conduta violenta. Nós vemos que o jogador do Athletico-PR põe o cotovelo e joga, com um movimento adicional, contra a cabeça do atacante do Palmeiras. Para nós, deveria sim ter sido considerada essa ação para cartão vermelho."

"Quando o Jean considera uma ação temerária, ele entende que houve uma disputa pela bola, mas isso não aconteceu."

Palmeiras