América-MG vence Corinthians em jogo com gol de ídolo e brilho de goleiro
Com gol de ídolo e brilho de goleiro, o América-MG venceu o Corinthians por 1 a 0 no Independência e largou em vantagem por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. O veterano Juninho, meio-campista de 35 anos, marcou o único gol do jogo, enquanto o goleiro Mateus Pasinato manteve o resultado intacto nos minutos finais.
O resultado deixa a equipe de Vagner Mancini com um pé na próxima fase. O clube pode contar com um empate no duelo de volta para eliminar os comandados de Vanderlei Luxemburgo. Em caso de derrota por um gol, a decisão vai para os pênaltis.
Os times decidem a vaga na semifinal do torneio mata-mata no dia 15 (sábado), desta vez na Neo Química Arena. Antes disso, paulistas e mineiros têm dois compromissos cada — um pelo Campeonato Brasileiro e um pela Sul-Americana.
Como foi o jogo
O 1° tempo ameaçou ter um domínio corintiano, mas o América-MG acordou, se impôs e dominou da metade para o fim. O ídolo Juninho inaugurou o marcador após belo passe de Lucas Kal e comandou a equipe até o intervalo.
Na etapa final, o Corinthians martelou o gol de Mateus Pasinato, que evitou o empate (junto com a trave) e garantiu o resultado para os mandantes.
Gols e destaques
Independência ou Neo Química Arena? O estádio do jogo era do América-MG, mas a torcida que cantou mais alto nos primeiros minutos de partida foi a do Corinthians. Incentivando bastante os jogadores, os torcedores viram um time ofensivo e dominante até os 20 minutos. Róger Guedes arriscou duas vezes ao gol de Mateus Pasinato, e Moscardo por pouco não abriu o placar em batida forte da entrada da área.
Respostas perigosas. Os mandantes acordaram depois dos sustos alvinegros: primeiro, Juninho aproveitou bate-rebate na ponta esquerda, driblou Fagner e errou o alvo. Depois, Benítez deu um lindo drible em Ruan Oliveira e arriscou de fora, obrigando Cássio a trabalhar e defender em dois tempos. Os lances colocaram de vez a equipe de Mancini em superioridade técnica.
Corinthians dorme, e Juninho decide. Melhor na partida, o América-MG aproveitou uma desatenção defensiva do Corinthians e fez o primeiro gol do duelo aos 30 minutos. Juninho, um dos maiores ídolos da história da equipe mineira, se infiltrou nas costas de Gil e recebeu lindo passe de Lucas Kal antes de bater de primeira e balançar as redes antes do intervalo: 1 a 0.
Yuri e Avelar descalibrados. O 2° tempo começou com os dois times desperdiçando chances claras. Yuri Alberto foi o primeiro a frustrar os torcedores visitantes quando, após batida rasteira de Fausto Vera para o meio da área, finalizou por cima da meta mineira — ele ainda ficou cara a cara com Pasinato e viu o goleiro espalmar pouco depois. Avelar também pecou: o ex-Corinthians, dentro da pequena área, recebeu passe de Juninho e não conseguiu acertar o gol de Cássio.
Erros e mudanças. Inoperante, o Corinthians mostrou pouca agressividade depois das chances perdidas por Yuri e cometeu uma série de erros de passe até os 20 minutos. Luxemburgo, então, mudou duas vezes e colocou os garotos Matheus Araújo e Biro em campo — os também jovens Ruan Oliveira e Adson deixaram o gramado do Independência. Enquanto isso, Mancini chamou os atacantes Pedrinho e Aloísio para renovar o gás ofensivo.
Pasinato aparece, empilha defesas e mantém 1 a 0. As substituições de Luxemburgo surtiram efeito, e os paulistas passaram a martelar Mateus Pasinato. Róger Guedes, Matheus Araújo e Biro chegaram perto, mas pararam em um atento e inspirado goleiro do América-MG, que mostrou segurança e impediu o empate em ao menos quatro oportunidades em menos de dez minutos. A trave também salvou os mineiros em novo chute de Guedes já na casa dos 35 minutos, na última grande chance de gol do confronto.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 1 x 0 CORINTHIANS
Data e horário: 5 de julho de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Motivo: ida das quartas de final da Copa do Brasil
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Kléber Lúcio Gil (SC)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Marlon (AMG); Adson, Moscardo (COR)
Cartões vermelhos: não houve
Gol: Juninho (AMG), aos 30 min do 1° tempo
AMÉRICA-MG: Mateus Pasinato; Marlon, Iago Maidana, Éder e Avelar (Nicolas); Lucas Kal, Juninho, Martinez (Wanderson) e Benitez (Pedrinho); Everaldo (Felipe Azevedo) e Mastriani (Aloísio). Técnico: Vágner Mancini
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera (Maycon), Moscardo e Ruan Oliveira (Matheus Araújo); Adson (Biro), Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.