São Paulo bate Palmeiras com golaço e sai em vantagem na Copa do Brasil
O São Paulo bateu o Palmeiras por 1 a 0, no Morumbi, e larga em vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil.
Rafinha marcou, na reta final, o golaço da vitória. O tento saiu aos 37 minutos do segundo tempo.
O Tricolor criou para fazer um placar mais elástico, mas não aproveitou as outras chances. Calleri e Rato perderam dois gols sozinhos, cada um em uma etapa.
O técnico Abel Ferreira, expulso nas oitavas de final, não esteve à beira de campo. Portanto, o Alviverde foi mais uma vez comandado pelo auxiliar João Martins, que esteve envolvido em uma polêmica durante a semana por declarações recentes.
O duelo decisivo será disputado na próxima quinta-feira (13), no Allianz Parque, às 20h (de Brasília). Antes disso, as equipes voltam a campo pelo Brasileirão — O Palmeiras recebe o Flamengo no sábado (8), enquanto o São Paulo visita o Bragantino no domingo (9).
O 1 a 0 repete o placar do jogo de ida do duelo entre os clubes na Copa do Brasil do ano passado. Na ocasião, Patrick marcou o gol são-paulino no primeiro jogo das oitavas de final, e o Tricolor avançou nos pênaltis no segundo jogo.
Curiosidade: O São Paulo quebrou uma sequência do Palmeiras de quatro jogos de invencibilidade no Choque-Rei.
Como foi o jogo
O clássico começou truncado, com pouco espaço para o desenvolvimento das jogadas. Encaixado com uma linha de cinco na defesa, o Palmeiras segurou a pressão inicial são-paulina e ameaçou em contra-ataques — Luan atuava praticamente como volante quando os visitantes tinham a bola.
O quase golaço de Calleri animou o Morumbi após meia hora de bola rolando. O atacante argentino agitou as arquibancadas com sua jogada e resultou em um aumento da intensidade das duas equipes em campo.
O camisa 9 do São Paulo, no entanto, não voltou após o intervalo. Ele era dúvida devido à dor nas costas, começou como titular e acabou substituído no vestiário, assim como Luciano, que sentiu a panturrilha.
O Palmeiras ficou na bronca com a arbitragem mais uma vez. Nas redes sociais, o perfil do clube questionou "E o VAR?", reclamando de um pênalti não marcado em lance, aos 36', em que a bola teria batido no braço de Pablo Maia na área — a presidente Leila Pereira, inclusive, estabeleceu veto de silêncio ao elenco na partida após as polêmicas com a CBF.
Alan Franco lesionou o tornozelo direito no segundo tempo e foi mais um são-paulino substituído com dores. O zagueiro argentino deixou o gramado emocionado e colocou gelo no local no banco de reservas.
O São Paulo não conseguia aproveitar sua superioridade até que Rafinha decidiu com um golaço. O lateral são-paulino viu a bola desviar em Luan, bater na trave e terminar no ângulo de Weverton.
Gol e destaques
Primeira chegada. Aos 15' do primeiro tempo, Veiga se livrou da marcação no meio de campo e fez um lançamento rasteiro de trivela para Mayke. O lateral avançou até a linha de fundo e cruzou para trás, encontrando Dudu, que de cabeça mandou por cima do gol.
Seria um golaço de Calleri. Aos 31', Arboleda cruzou e achou Calleri nas costas do Gómez. O atacante argentino conseguiu passar por Weverton, mas acabou chutando para fora.
Bomba de Rato. Aos 41', Wellington Rato recebeu perto da meia lua, girou e arriscou da entrada da área. O chute saiu forte, mas foi no meio do gol, e Weverton espalmou para escanteio.
Caio isola. Aos 4' do segundo tempo, Caio Paulista ficou com a sobra após um bate rebate no campo do Palmeiras e invadiu a área, mas pegou muito embaixo e a bola subiu.
Luan salva. Aos 33', Deivid foi lançado em velocidade, venceu uma dividida e tocou para Juan na área. O jovem serviu Rato, que, sem goleiro, teve o chute defendido em cima da linha por Luan.
1x0. Aos 37', Weverton espalmou uma bola e a sobra ficou com Rato, que ajeitou para Rafinha. Na entrada da área, o lateral bateu firme e contou com um desvio na cabeça de Luan para inaugurar o placar.
Opinião dos colunistas
Sem Rony, Artur e Zé Rafael (e Abel), o Palmeiras ficou encaixotado na marcação alta tricolor, especialmente no segundo tempo, com raras oportunidades pela direita e só." Alicia Klein
O Palmeiras foi ao Morumbi para não perder do São Paulo e não conseguiu atingir o seu objetivo. Depois de tentar jogar em apenas 20 dos 90 minutos, o Alviverde não resistiu à pressão dos donos da casa." Danilo Lavieri
O São Paulo merecia. Nos últimos treze jogos no Morumbi, desde a quebra do tabu do Palmeiras não ganhar lá, são quatro vitórias do Tricolor, quatro palmeirenses e cinco empates." PVC
Ficha técnica
São Paulo 1 x 0 Palmeiras
Competição: Ida das quartas de final da Copa do Brasil
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data e hora: 5 de julho de 2023, às 19h30 (de Brasília)
Gol: Rafinha, aos 37'/2ºT
Árbitro: Braulio da Silva Machado
Assistentes: Neuza Ines Back e Danilo Ricardo Simon
VAR: Daiane Muniz
Gol: Rafinha, aos 37'/2ºT
Amarelos: Gabriel Neves, Pablo Maia, Mayke, Gustavo Gómez, Wellington Rato
Vermelhos: nenhum
Público: 54.593 torcedores
Renda: R$ 4.169.660,00
São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco (Diego Costa) e Caio Paulista; Pablo Maia, Gabriel Neves (Alisson), Rodrigo Nestor (David), Wellington Rato; Luciano (Rodriguinho) e Calleri (Juan). Técnico: Dorival Junior
Palmeiras: Weverton; Gustavo Gómez, Luan, Murilo; Mayke, Richard Ríos, Gabriel Menino (Jhon Jhon), Raphael Veiga (Luís Guilherme) e Piquerez; Dudu (Breno Lopes) e Endrick (Flaco López). Técnico: João Martins
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.