Topo

TV divulga áudio de depoimento de Daniel Alves: 'nunca me pediu para parar'

Daniel Alves durante Camarões x Brasil pela Copa do Mundo 2022 - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Daniel Alves durante Camarões x Brasil pela Copa do Mundo 2022 Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

05/07/2023 09h56

Áudios de um dos depoimentos de Daniel Alves sobre a acusação de agressão sexual a uma mulher no final de 2022 foram revelados pelo programa Código 10, da "TV Cuatro", da Espanha.

O que aconteceu

Daniel Alves detalhou como se deu o momento em que ele e a mulher que o acusa de agressão sexual entraram no banheiro onde aconteceu o caso.

O jogador afirma que 'não aconteceu nada que os dois não quisessem' e que 'sempre a tratou com muito respeito'.

Daniel Alves também explicou o motivo de ter dado depoimentos diferentes sobre o caso. O atleta afirma que fez isso para proteger seu casamento com Joana Sanz.

O que ele disse?

Atração: "Fomos levados à mesa seis da boate, que fica aberta a todo o salão. Falei com o Bruno [amigo] e voltamos a fazer um gesto para o garçom e, em seguida, ele convidou as três mulheres. Estávamos nos divertindo e depois houve uma atração sexual."

Ida ao banheiro: "Quando entramos na cabine [do banheiro], ficamos de frente um para o outro. Ela me beijou e começou a tirar minhas calças e eu a ajudei a tirar. Ela me sentou e começou a fazer sexo oral em mim. Não aconteceu nada que não quiséssemos, sempre a tratei com muito respeito. Perguntei duas vezes se ela estava gostando e ela me disse que sim. Foi quando ela se virou de costas para mim e juntou nossas genitais em penetração. Ao finalizar, a levantei, ela estava em cima de mim, e ejaculei fora de seu órgão. Nem no banheiro e nem na cabine me disse para parar nenhuma ação."

O que aconteceu depois: "Saí do banheiro e depois ela saiu. Suponho que com raiva da minha atitude. Fui cúmplice da vontade que (ela) tinha ou do que eu tinha."

Outro depoimento: "Não posso ratificar a minha primeira declaração. Esse dia eu tinha uma obsessão, que era proteger o meu casamento, proteger a mulher que amo."

Prisão de Daniel Alves e entrevista

Daniel Alves está preso preventivamente desde janeiro, na Espanha. O jogador aguarda o seu julgamento para saber se será inocentado ou se terá uma condenação a mais tempo na prisão.

Ao longo do período em que está preso, o jogador teve o seu contrato rescindido com o Pumas, do México, onde vinha atuando. Além disso, teve seu casamento com Joana Sanz encerrado — a modelo espanhola publicou uma carta em março anunciando a decisão.

Em entrevista recente ao jornal "La Vanguardia", Daniel Alves se disse com 'consciência tranquila' e que acredita que a mulher que o acusa de agressão sexual tenha feito isso por ter recebido um 'mau conselho'. O jogador, por fim, declarou que 'perdoa' a vítima pela denúncia.

Caso Daniel Alves

Qual é a denúncia? Em depoimento, uma mulher de 23 anos denunciou ter sido forçada a colocar a mão nas partes íntimas de Daniel Alves, além de ter sido agredida e abusada pelo jogador.

Quando e onde aconteceu? Em 30 de dezembro de 2022, na casa noturna Sutton, em Barcelona. Mais precisamente dentro de um banheiro da área VIP do local.

Qual pode ser a pena? No dia 7 de outubro de 2022 entrou em vigor a Lei de Garantia da Liberdade Sexual na Espanha, conhecida como 'só sim é sim'. Esta lei coloca o consentimento da vítima no centro da questão. Dessa forma, o brasileiro e pode ser condenado a penas entre 6 e 12 anos.

Quando será o julgamento? O julgamento foi agendado para o outono europeu — entre outubro e novembro de 2023 —, segundo informações do jornal espanhol "El Periodico".