Topo

Corinthians

Corinthians: Luxemburgo tenta 'replay' contra o Atlético-MG para se salvar

Lucas Musetti Perazolli e Gabriela Brino

Do UOL, em Santos (SP)

08/07/2023 04h00

O técnico Vanderlei Luxemburgo comanda o Corinthians pela sobrevivência no cargo contra o Atlético-MG neste sábado, às 18h30, no Mineirão, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O que aconteceu

Luxemburgo está muito pressionado. A tendência é que ele seja demitido se o Timão não derrotar o Galo.

O presidente Duilio Monteiro Alves gostaria de manter Luxa até o fim da sua gestão, mas já admite a pessoas próximas que um novo tropeço seria insustentável.

O "pofexô" tem apenas 33% de aproveitamento: quatro vitórias, quatro empates e oito derrotas. O Corinthians entra na rodada no 16º lugar e ameaçado de rebaixamento.

Replay?

Dos 16 jogos à frente do Corinthians, o melhor para Luxemburgo foi a vitória por 2 a 0 justamente sobre o Atlético-MG, pela Copa do Brasil.

Luxa escalou três zagueiros e viu o Timão devolver os 2 a 0 e vencer nos pênaltis, numa atuação que empolgou.

Desde então, porém, o Corinthians só venceu o Santos e o Liverpool (URU), sem demonstrar evolução e com muitas mudanças jogo a jogo.

A esperança do experiente treinador de 71 anos é tirar mais um coelho da cartola para provar que ainda pode dirigir o Timão.

Quem serão as surpresas?

A principal novidade pode ser Renato Augusto, mas o meia de 35 anos ainda não está 100% após lesão na panturrilha esquerda.

Alternativa para a posição, o reforço Matías Rojas não foi regularizado a tempo e frustra os planos de Vanderlei Luxemburgo.

Luxa, então, terá que fazer o Corinthians render com praticamente as mesmas peças da derrota para o América-MG.

O comandante analisa mudanças táticas, mas a principal preocupação é botar na cabeça dos atletas que o Timão pode vencer novamente o Galo, agora fora de casa.

Luxemburgo entende que o elenco está "fechado" com ele e não quer mais mudanças na comissão. O resultado em campo determinará se o Corinthians terá ou não nova direção no segundo semestre.

Corinthians