Topo

Hoje técnico do Flamengo, Jorge Sampaoli já foi Plano A do Palmeiras

Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

08/07/2023 04h00

Técnico do Flamengo, Jorge Sampaoli já foi Plano A do Palmeiras. O clube negociou com o treinador — que chegou a analisar o então elenco alviverde — para a temporada 2020, mas não houve um final feliz. Os clubes se enfrentam na noite de hoje (8), no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro.

O que aconteceu

Após a passagem pelo Peixe, o argentino teve conversas avançadas com o Palmeiras, adversário de logo mais, mas sem acerto.

À época, o Alviverde chegou a publicar uma breve nota para dizer que as tratativas tinham sido encerradas sem um acordo.

Sampaoli foi anunciado como técnico do Flamengo em abril, para substituir o português Vítor Pereira.

Na Gávea, ele realiza o terceiro trabalho no Brasil, após Santos e Atlético-MG.

A conversa com o Palmeiras

No fim de 2019, o Palmeiras foi ao mercado por um substituto de Mano Menezes, e via em Sampaoli a melhor opção.

A diretoria alviverde buscou informações e sabia dos riscos na negociação, mas adotava tom de otimismo.

O clube apresentou o seu projeto esportivo, com busca por títulos do Brasileiro e da Libertadores, e topava fazer um contrato de dois anos.

Nos encontros, foi ressaltada que a boa saúde financeira do Palmeiras era fundamental para a realização de investimentos no mercado da bola.

Sampaoli chegou a fazer uma análise do elenco do Alviverde, e carências e possíveis novos nomes foram debatidos.

Em 14 de dezembro daquele ano, o Palmeiras publicou que "que não chegou a um acordo financeiro com o técnico Jorge Sampaoli e com isso a negociação está encerrada".

O clube paulista acertou, então, com Vanderlei Luxemburgo. O técnico foi demitido em outubro de 2020, após 36 jogos.

Sampaoli, por sua vez, assinou contrato com com o Atlético-MG.

Flamengo teve "culpa"?

Em participação no programa "Bem, amigos", do SporTV, em agosto do ano passado, Sampaoli indicou que o Flamengo teve culpa indireta na recusa ao Palmeiras.

"Sobre o Palmeiras, tive reunião com o presidente [Maurício Galiotte], mas, naquele momento, se ficasse no Brasil era pra ganhar do Flamengo, e entendi que não estava nas condições que eu necessitava. Acabou não tendo acordo", disse, na ocasião.

Na chegada ao Rubro-Negro, o treinador ressaltou que o clube da Gávea era o seu "Plano A":

"Agradecido pela oportunidade de chegar a este clube tão grande. Passaram muitas oportunidades para estar aqui hoje. Para mim, era o Plano A. Qualquer proposta da Europa ou outro lugar... Decidi ficar aqui, estar aqui. Desta vez, coincidiram as possibilidades e estou agradecido pela oportunidade".

Sampaoli era um desejo antigo do Flamengo, algo que o próprio presidente Rodolfo Landim admitiu na coletiva de apresentação.

"Falar da nossa satisfação de poder contar com o Sampaoli, que é um sonho antigo do Flamengo. Várias foram as vezes nas quais conversamos e, desta vez, houve a possibilidade de ambos os lados para chegar a um acordo", afirmou.