Topo

MP denuncia hacker que vazou dados sobre acusação de estupro contra CR7

Cristiano Ronaldo em jogo do Al Nassr - Mohammed Saad/Getty
Cristiano Ronaldo em jogo do Al Nassr Imagem: Mohammed Saad/Getty

Colaboração para o UOL, em Maceió

08/07/2023 18h41

Um hacker foi denunciado pelo Ministério Público de Portugal à Justiça por invadir computadores de times de futebol, jornalistas, juízes, magistrados e até do advogado de Cristiano Ronaldo.

O que aconteceu

Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público de 377 crimes. A acusação foi feita no dia 4 de julho e tornada pública hoje (8).

O hacker teria acessado ilegalmente o e-mail de um advogado de Cristiano Ronaldo. Ele teria repassado informações à revista alemã Der Spiegel sobre a denúncia de estupro contra o jogador feita por uma modelo que posteriormente arquivada.

Ele é acusado por 202 dos crimes são acesso ilegítimo qualificado, 134 violação de correspondência, 23 violação agravada de correspondência e 18 danos informáticos.

Cristiano é uma das mais de cem pessoas chamadas a depor pelo Ministério Público neste caso. A data e o horário do depoimento ainda não foram definidas.

Outros casos

Pinto é mentor do escândalo que ficou conhecido como "Football Leaks" e é considerado hacker por uns e denunciante por outros. Ele também invadiu e-mails do Benfica que depois entregou ao diretor de comunicação do Porto, Francisco J. Marques.

Rui Pinto já foi julgado noutro processo pelo caso "Football Leaks". Neste outro, ele foi acusado e condenado por 90 crimes informáticos e extorsão, e cuja sentença será anunciada a 13 de julho.