Topo

Fluminense

Marcelo tem 'semana de garoto' com primeiro jogo inteiro desde volta ao Flu

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

10/07/2023 04h00

O camisa 12 passou 12 jogos sendo substituído. Mas Marcelo fez ontem (9) contra o Internacional sua primeira partida completa desde o retorno ao Fluminense. Foi a coroação de uma "semana de garoto" que o lateral-esquerdo de 35 anos teve, nas palavras do técnico Fernando Diniz.

Nos dois jogos anteriores, contra São Paulo e Sporting Cristal, Marcelo já teve minutagem alta — foi substituído aos 38 e aos 45 minutos do segundo tempo, respectivamente. Mas contra o Inter não pediu para sair e se manteve em ação.

A atuação de Marcelo foi relevante porque ele deu a assistência para o gol de Martinelli, o segundo do Fluminense sobre o Inter no Maracanã. Mas não apenas por isso.

O repertório de Marcelo

Tecnicamente, Marcelo apresenta toque refinado, visão de jogo e um trato diferenciado com a bola. Contra o Inter, ele errou nas bolas longas, lançamentos em profundidade e viu que o jeito era apostar em combinações mais próximas.

Mas o pé estava afiado na cobrança de escanteio que resultou no gol de cabeça de Martinelli. A jogada foi treinada e por isso gerou euforia nos jogadores e na comissão técnica. Diniz vibrou muito.

A leitura de Marcelo é importante na saída de bola, dando opção para desafogo dos zagueiros e volantes pelos lados, mas também na recomposição. Ele chegou a virar lateral-direito algumas vezes no segundo tempo quando o Inter emendava algum ataque após bola parada e Samuel Xavier estava do lado invertido.

Ao todo, ele foi o jogador do Fluminense que mais tocou na bola (92 vezes), sendo o terceiro em precisão de passe (81%), ficando atrás de André (90%) e Nino (86%) no quesito.

A visão do treinador sobre Marcelo

"Estou no Fluminense desde 2019 e nunca teve ambiente ruim. As pessoas são solidárias, o Marcelo está cada vez mais entrosado com o time".

O Marcelo, é uma honra tê-lo aqui. É muito dignificante para o Fluminense. Ele fez uma semana de garoto, treinou todas as sessões até o final, jogou, não pediu para sair. Ele precisa ter prazer em jogar. Ele gosta da bola, gosta daquilo. É um típico jogador brasileiro, apaixonado pela bola, e com um talento de quilate elevado"

Fernando Diniz, técnico do Fluminense

Reencontro com o Flamengo

O próximo jogo do Fluminense é contra o Flamengo. Até agora, o único adversário que sofreu gol de Marcelo no retorno ao Fluminense.

Fluminense