Topo

Com chegada de Ramón e Lage, Brasileirão tem 10 técnicos estrangeiros

O treinador português Bruno Lage Imagem: Marc Atkins/Getty

Do UOL, em São Paulo

12/07/2023 17h08

Com a chegada de Ramón Menezes, no Vasco, e Bruno Lage, no Botafogo, o Campeonato Brasileiro agora tem 10 treinadores estrangeiros.

O que aconteceu:

Metade dos clubes do Brasileirão estão sob o comando de técnicos que não são brasileiros.

Desses, sete são portugueses e três são argentinos.

Os treinadores que estão há mais tempo no comando de um clube no Brasil são os estrangeiros: Abel Ferreira e Vojvoda. O português treina o Palmeiras há dois anos e oito meses, enquanto o argentino está a frente do Fortaleza há dois anos e dois meses.

Veja quem são:

1) Abel Ferreira - Palmeiras

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, contra o Botafogo pelo Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Treinador há mais tempo no comando de um time brasileiro, o português e sua comissão têm 222 jogos com o time alviverde, em quase três anos de trabalho. Neste período, disputou 11 finais e conquistou oito títulos, incluindo duas Libertadores.

2) António Oliveira - Cuiabá

O ex-zagueiro português chegou ao Brasil em março de 2021 para treinar o Athletico Paranaense e ficou até setembro de 2021. Em junho de 2022, retornou ao país, para comandar o Cuiabá. Em dezembro, deixou o clube para treinar o Coritiba, onde ficou até abril, quando foi demitido. Um mês depois, retornou ao Cuiabá.

3) Armando Evangelista - Goiás

Em junho deste ano, o português, e ex-meio campista, chegou ao país para treinar o Goiás

4) Bruno Lage - Botafogo

O ex-treinador do Benfica desembarcou no Brasil nesta semana para comandar o Botafogo. O português chegou para substituir seu compatriota Luís Castro, que foi para o Al-Nassr

5) Pedro Caixinha - Red Bull Bragantino

Também português, Caixinha assumiu o time de Bragança em dezembro do ano passado e tem contrato até dezembro de 2024 com o clube.

Pepa, técnico do Cruzeiro, durante jogo contra o Grêmio Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

6) Pepa - Cruzeiro

Pedro Miguel foi jogador de futebol e atuou pelas seleções de base de Portugal. No início deste ano, foi convidado por Ronaldo Fenômeno para treinar o Cruzeiro.

7) Ramón Diaz - Vasco

Ex-jogador e treinador do River Plate, Diaz chegou a fechar com o Botafogo em 5 de novembro de 2020, mas foi demitido no dia 27 do mesmo mês. O técnico havia feito uma cirurgia e o clube não quis esperar a recuperação. Nesta semana, o argentino foi anunciado no Vasco.

8) Renato Paiva - Bahia

O português treinou as categorias de base do Benfica por 15 anos e depois o Benfica B por um ano. Em dezembro no ano passado, foi anunciado como técnico do Bahia.

O técnico Jorge Sampaoli, do Flamengo, no jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

9) Sampaoli - Flamengo

O argentino chegou ao Brasil pela primeira vez em dezembro de 2018 para comandar o Santos e deixou o clube um ano depois. Em março de 2020, foi convidado a treinar o Atlético Mineiro e conquistou o Campeonato Mineiro; em fevereiro de 2021, saiu do clube. Quase dois anos depois, Sampaoli retornou ao país para ser técnico do Flamengo.

10) Vojvoda - Fortaleza

Em maio de 2021, o argentino chegou a Fortaleza para comandar o clube. É o segundo treinador mais longevo atualmente atuando no país. Ele já conquistou três Campeonatos Cearense (2021, 2022, 2023) e uma Copa do Nordeste (2022).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com chegada de Ramón e Lage, Brasileirão tem 10 técnicos estrangeiros - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Brasileirão - 2023