Futuro camisa 9? Artilheiro de 16 anos e 1,92m de altura encanta no Inter

O Inter pode ter o seu futuro camisa 9 despontando nas categorias de base. Trata-se de Ricardo Mathias, de apenas 16 anos, mas que já alterna participações no time sub-17 e sub-20 e vem empilhando gols em ambas.

Destaque desde os 14 anos

Imagem
Imagem: Tiago Pavini/Ferroviária SAF

Natural de Nova Iguaçu-RJ, o atacante começou na Ferroviária-SP, onde se destacou num quadrangular com Corinthians, São Paulo e Palmeiras, preparatório para o Estadual sub-15 de 2021. Em seguida, foi terceiro artilheiro da competição com 13 gols em 22 jogos.

Depois dessa arrancada, foi negociado com o Internacional. A Ferroviária manteve 15% dos direitos do atleta de olho em uma futura venda.

Desde os primeiros chutes, Ricardo se mostrava apto a jogar entre os mais velhos, tanto que com apenas 14 anos, iniciou sua passagem no time sub-17.

Sempre foi um garoto super tranquilo, brincalhão e, apesar de ter uma estatura diferenciada [1,88 na época], ainda era um garoto de 14 anos que estava tendo sua primeira experiência fora de casa. Ele estava entendendo todo esse contexto de viver longe da família e lidando com situações do dia a dia, tanto no âmbito esportivo quanto no pessoal

Maurício Santos, supervisor das categorias de base da Ferroviária

Expectativa alta no Inter

No Internacional, Mathias gera grande expectativa. Seu rendimento - mesmo frequentando categorias acima da sua - tem sido impressionante.

Continua após a publicidade

Depois de marcar mais de 10 gols na temporada passada, este ano fez parte do time que disputou a Copa São Paulo (sub-20) e alterna passagens entre sua categoria (sub-17) e uma acima.

São 13 jogos com seis gols e duas assistências pelo time sub-20 na temporada. Ou seja, média superior a uma participação em gol a cada dois jogos.

No sub-17 os números são ainda melhores: quatro gols e uma assistência em quatro jogos. Média superior a uma participação em gol por partida.

Neste ano, Ricardo esteve com a seleção brasileira sub-17 na conquista do Sul-Americano da categoria. Com um gol e uma assistência em cinco participações com a amarelinha, foi acompanhado por olheiros de clubes da Europa.

Ele possui vínculo até 2025 no Colorado e multa rescisória para clubes do exterior estipulada em 50 milhões de euros (R$ 268,3 milhões na cotação atual)

Imagem
Imagem: Jota Finkler/Internacional
Continua após a publicidade

Indicação de peso

Ricardo Mathias chegou ao Inter indicado pelo ex-centroavante Christian, que marcou época no Colorado, e também passou por São Paulo, Corinthians, Grêmio, PSG, Bordeaux e seleção brasileira.

O antigo dono da 9 do Colorado é um dos responsáveis pela gestão da carreira do garoto.

"Não tenho dúvida que pode ser um dos grandes atacantes da história do clube. Eu sempre disse que o meu sonho era levar pro Inter, era o melhor lugar para ele se desenvolver. Pelas características, maneira de jogar, poderia a médio prazo fazer o que está fazendo. É mérito de todos.Quando recebi as informações dele, prontamente já vi várias qualidades técnicas, físicas, com potencial para evoluir cada vez mais. Isso me fez tomar a decisão de indicar ele pro Inter", disse Christian ao UOL.

Espero que, quem sabe daqui a um ano, possa ser o 9 do Inter. Se continuar nesse processo de evolução pode ser mais eficiente do que eu fui no clube na minha passagem. Não tenho vergonha nem medo de dizer isso. Se der tudo certo, ele tem todas as qualidades, técnicas, físicas, para fazer muitas coisas boas no clube nos próximos anos

Christian

Deixe seu comentário

Só para assinantes