São Paulo vira, elimina Palmeiras no Allianz e vai à semi da Copa do Brasil
O São Paulo superou um Allianz Parque lotado, venceu o Palmeiras de virada por 2 a 1 e, já com a vantagem do jogo de ida, eliminou o rival e se garantiu na semifinal da Copa do Brasil. Piquerez iniciou a contagem para os mandantes, mas Caio Paulista e David, já na etapa final, marcaram e tiraram qualquer chance de reação.
O resultado gerou protestos no estádio palmeirense. Gritos de "vergonha" e "queremos jogador" surgiram das arquibancadas antes mesmo do apito final de Anderson Daronco.
Com a classificação selada, o time de Dorival Júnior vai encarar o vencedor de Corinthians x América-MG na semifinal — os dois decidem a última vaga no sábado (15). Do outro lado da chave, Flamengo e Grêmio são os outros sobreviventes.
Os times voltam a campo no domingo (16), desta vez pelo Campeonato Brasileiro. O Palmeiras vai a Porto Alegre enfrentar o Inter, enquanto o São Paulo joga contra o Santos em casa.
Classificação e jogos
Como foi o jogo
O 1° tempo foi tenso e bastante truncado. O Palmeiras tentou se impor e, mesmo sem conseguir pressionar, marcou quando o rival emendava ataques. Piquerez, em cruzamento que virou chute da ponta esquerda, fez a festa da torcida no Allianz e garantiu a vitória até o intervalo.
Na metade final, os visitantes empataram rapidamente com Caio Paulista e chegaram a balançar as redes de novo com Calleri, mas o árbitro Anderson Daronco anulou o lance por falta. O São Paulo não se abateu com a decisão da arbitragem, mostrou eficiência e fez o 2 a 1 com David já nos minutos finais do clássico.
Gols e destaques
Início tenso. A partida começou bastante truncada e com poucas investidas ofensivas: em dez minutos, seis faltas foram marcadas por Anderson Daronco. Com a bola rolando, a melhor chance foi do Palmeiras, quando Arboleda afastou lançamento de Endrick em direção a Rony.
Rony incendeia Allianz. O time mandante conseguiu assustar a meta são-paulina, de fato, a partir dos 23 minutos — e com um de seus jogadores mais importantes. Primeiro, Rony apareceu de cabeça em falta cobrada por Zé Rafael e errou o alvo. Depois, ele testou Rafael em chute de longe e ganhou escanteio.
São Paulo responde. Os visitantes reagiram em pouco tempo e também ficaram perto do gol com Calleri e Nestor. O chute mais perigoso, no entanto, foi de Caio Paulista, que arrancou pela ponta esquerda e obrigou Weverton a trabalhar em chute já de dentro da área.
Piquerez arrisca, e Rafael cede. O Palmeiras balançou as redes e igualou a disputa no placar agregado aos 33 minutos. Piquerez recebeu de Veiga e jogou para a área. Rafael, que havia saído do gol para cortar uma eventual disputa no alto, foi surpreendido com a trajetória da bola e não conseguiu evitar o gol: 1 a 0.
Bola parada x bola rolando. Os últimos minutos da 1ª etapa tiveram certo equilíbrio: enquanto os comandados de Abel apostaram nas jogadas pelo alto, a equipe de Dorival tentou triangular pelo chão em busca do empate. Nenhum dos dois teve sucesso: as faltas e discussões envolvendo a arbitragem protagonizaram o duelo até o intervalo.
Caio Paulista brilha e empata. O São Paulo voltou elétrico na 2ª etapa e se recolocou em vantagem na soma dos placares rapidamente. Aos três minutos, Luciano aproveitou desvio de Mayke em cruzamento e acionou Caio Paulista, que infiltrou por dentro. O lateral passou por Luan, finalizou forte e viu a bola passar por baixo das pernas de Weverton: 1 a 1.
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receberCalleri marca, mas Daronco anula jogada polêmica. Os visitantes balançaram as redes novamente aos 14 minutos. Rato cobrou falta na medida para Calleri, que subiu livre e superou Weverton. Daronco, no entanto, viu falta de Diego Costa em Zé Rafael — os dois estavam à frente do atacante. Wagner Reway, árbitro responsável pelo VAR, chamou o colega de profissão para analisar o lance. O juiz de campo manteve sua decisão e invalidou o que seria o 2 a 1.
Mudanças e nervosismo. Abel colocou os garotos Luís Guilherme e Jhon Jhon ao lado de Flaco López para pressionar o rival em busca do segundo gol palmeirense. Enquanto isso, Dorival renovou o seu meio de campo ao colocar Luan, Jhegson Méndez e Michel Araújo para cadenciar o ritmo e bloquear as investidas do adversário. Juan e David também entraram para dar gás ao ataque.
David aniquila. O São Paulo virou o jogo aos 43 minutos em lance iniciado pelo goleiro Rafael — que parou justamente nos novos atacantes. Categórico, Juan acionou David, que ficou cara a cara com Weverton, não perdeu a oportunidade e calou o Allianz antes do apito final: 2 a 1.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1x2 SÃO PAULO
Data e horário: 13 de julho de 2023, às 20h (de Brasília)
Motivo: volta das quartas de final da Copa do Brasil
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Mayke (PAL); Alisson, Luciano e Luan (SPO)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Piquerez (PAL), aos 33 min do 1° tempo; Caio Paulista (SPO), aos 3 min do 2° tempo; David (SPO), aos 43 min do 2° tempo
PALMEIRAS: Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Richard Ríos (Jhon Jhon), Zé Rafael (Gabriel Menino) e Raphael Veiga; Dudu (Luís Guilherme), Endrick (Flaco López) e Rony. Técnico: Abel Ferreira
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Caio Paulista; Gabriel Neves (Luan), Nestor (Jhegson Méndez), Alisson (David) e Wellington Rato; Luciano (Michel Araújo) e Calleri (Juan). Técnico: Dorival Júnior
Deixe seu comentário