Retorno de Abel e titulares embalam Palmeiras por nova virada contra o SPFC

O Palmeiras não fez uma boa partida no jogo de ida contra o São Paulo, pelas quartas de final da Copa do Brasil, e saiu derrotado por 1 a 0 no Morumbi. Hoje as equipes voltam a se enfrentar, às 20h (de Brasília), no Allianz Parque, e o Alviverde aposta no retorno de peças importantes por uma nova virada contra o Tricolor do Morumbi.

O que aconteceu?

Abel Ferreira, Zé Rafael e Rony foram desfalques do Palmeiras no jogo do Morumbi. O técnico cumpriu suspensão pela expulsão no jogo de volta das oitavas de final contra o Fortaleza. Zé Rafael (estiramento no ligamento do joelho direito) e Rony (problema no tornozelo) também foram baixas. Os três nomes retornarão para o duelo decisivo.

Retorno de Zé Rafael muda dinâmica no meio-campo. O Palmeiras foi presa fácil para o São Paulo no jogo de ida, e o placar só não foi maior por causa da falta de efetividade do Tricolor nas chances criadas e pelas defesas de Weverton. O camisa 8 dará mais combatividade quando o time não tiver a bola e deve liberar Gabriel Menino para aparecer mais para o jogo no setor ofensivo.

Presença de Rony também é ponto positivo. Quando o camisa 10 é desfalque do Palmeiras, o time perde muita marcação na saída de bola adversária — nenhum outro atacante do elenco consegue atrapalhar a saída de bola rival como Rony. Endrick, titular na ida, perdeu quase todos os duelos contra os defensores do São Paulo e pouco conseguiu pressionar a troca de passes no campo de defesa do time de Dorival Junior.

Expectativa por fim de jejum de Raphael Veiga. O artilheiro do Palmeiras na temporada não marca desde o dia 17 de maio, na vitória contra o Fortaleza por 3 a 0, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil — um total de dez jogos sem balançar as redes. Ele é um nome que costuma marcar em clássicos e, com a camisa do Alviverde, Veiga já marcou cinco gols contra o São Paulo.

Força no Allianz Parque também é trunfo

Dudu, do Palmeiras, em ação contra o São Paulo, pelo Paulistão 2023
Dudu, do Palmeiras, em ação contra o São Paulo, pelo Paulistão 2023 Imagem: Luis Moura/Estadão Conteúdo

No ano passado, Palmeiras e São Paulo se enfrentaram na final do Campeonato Paulista e nas oitavas de final da Copa do Brasil. A vaga nas quartas de final com o Tricolor (que caiu na semi para o Flamengo), mas o time de Abel conquistou o título estadual.

Continua após a publicidade

O Paulistão ficou marcado por uma virada impressionante do Alviverde. O São Paulo venceu o jogo de ida por 3 a 1 no Morumbi, mas a volta no Allianz Parque acabou com uma goleada do Palmeiras por 4 a 0.

Além disso, o Palmeiras só perdeu um dos últimos 34 jogos no Allianz Parque — o último revés foi contra o Botafogo, no fim do mês passado, pelo Brasileirão.

O time comandado por Abel Ferreira precisa de uma vitória por dois gols de diferença para avançar na Copa do Brasil. Um triunfo alviverde pela diferença mínima levará a decisão para os pênaltis, que deu a classificação para o São Paulo no ano passado.

Vídeo do UOL Esporte

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.