Vice do Fla detona arbitragem: 'Flamengo não é idiota'
Vice-presidente geral e presidente em exercício do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches expressou a insatisfação do clube com a arbitragem.
"Nessa questão de arbitragem, temos encontrado dificuldades. Não dá para tratar o Flamengo achando que o Flamengo tem inteligência mínima. Não dá para sofismar. A comissão de arbitragem presta serviço ao futebol. Ela tem que se explicar em determinados momentos. Não adianta inventar coisas achando que o Flamengo é idiota. E não é. O Flamengo não é idiota", disse o dirigente, ao UOL, depois de participar de palestra na Confut.
O que aconteceu
As declarações do cartola rubro-negro se dão após reclamações do clube em relação a decisões dos árbitros e do VAR nas partidas contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, e Athletico, pela Copa do Brasil — apesar da classificação do Fla às semifinais.
"O Flamengo está muito insatisfeito com a arbitragem, com a forma que está sendo feito o VAR. O Flamengo foi prejudicado em jogos seguidos, apresentou reclamações. A comissão de arbitragem é uma prestadora de serviço do futebol, deveria ter preocupação maior com o futebol, entender melhor as postulações dos clubes", disse o dirigente.
No caso do jogo contra o Palmeiras, o ponto mais batido pelo Flamengo foi um pênalti não marcado sobre Everton Ribeiro. Houve contato de Richard Rios nas costas do meia do Fla. A comissão de arbitragem pontuou que foi um lance interpretativo. Contra o Athletico, a principal contestação foi na linha de impedimento traçada para anular um gol de Gabigol.
"O que a gente tem visto é que houve uma opinião totalmente diferente do que foi dito no Brasil por "autoridades" da arbitragem, por ex-árbitros. Disse que uma jogada totalmente ilegal foi correta. A gente vê uma má vontade", acrescentou Dunshee.
Ontem (12), depois do jogo contra o Athletico, a decisão do departamento de futebol do Fla foi não dar entrevistas como forma de protesto. Os jogadores não falaram à beira do campo e o técnico Jorge Sampaoli não deu coletiva. Essa "tática" de protesto já vinha sendo adotada pelo Palmeiras nos últimos dois jogos do Brasileirão.
Outras respostas de Dunshee
Rivalidade com Palmeiras e o "sistema"
"Não existe da parte do Flamengo uma alegação de "sistema", de que haja alguma coisa ilegal, uma pré-disposição para prejudicar o Flamengo. Mas a nossa reclamação é de má vontade, de encastelamento, distanciamento e uma forma de colocar as coisas de negar o óbvio. Quando começa a negar o óbvio, fica difícil. A questão do silêncio é uma decisão do departamento de futebol".
Uso do VAR
"A gente tem notícia de pessoas que já operaram o VAR de que o VAR está sendo mal operado, que estão usando só três câmeras. Na Copa do Mundo, usavam sete, com atuação automática. A parte humana na Copa entrava no final do processo".
Reclamações de Santos e Palmeiras
"Uma coisa impressionante também é que quatro árbitros foram punidos, todos mediante reclamações de clubes de São Paulo: Palmeiras e Santos. Imediatamente punidos ou afastados. O Flamengo apresentou manifestações e sofismaram para dizer que não aconteceu nada. Não está tendo respeito com o Flamengo, está tendo um tratamento desigual. É importante que a gente mude esse roteiro, porque perde todo mundo. A comissão presta um serviço ao futebol brasileiro e não a si. A comissão não pode estar acima dos clubes.
Quando clubes de São Paulo reclamaram, foram imediatamente atendidos. É preciso que os clubes tenham tratamento isonômico. Não quero colocar ninguém sob suspeita. Não é isso. Mas temos um VAR mal operado. Em vez de ter o reconhecimento do óbvio, a gente tem um sofisma. Enquanto o Flamengo for tratado de forma desigual, o Flamengo vai reagir".
Relação com a CBF
"A relação com a CBF é boa. O presidente Ednaldo é uma pessoa super solícita. Tem pessoas corretas lá. Mas nessa questão de arbitragem, temos encontrado dificuldades".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.