Cássio dá show, e Corinthians avança à semi da Copa do Brasil nos pênaltis
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
15/07/2023 18h46Atualizada em 15/07/2023 22h04
O Corinthians venceu o América-MG, nos pênaltis, e avançou à semifinal da Copa do Brasil. No tempo normal, o Timão venceu o Coelho, por 3 a 2, na Neo Química Arena.
Renato Augusto, Yuri Alberto e Róger Guedes marcaram os gols do Corinthians no tempo normal. Benítez e Mastriani fizeram pelo América-MG.
O 3 a 3 no placar agregado do confronto levou a decisão aos pênaltis, que teve Cássio como herói, defendendo as batidas de Benítez e Paulinho Bóia. Yuri Alberto converteu a cobrança derradeira, no placar de 3 a 1 para o Corinthians.
O Corinthians vai encarar o São Paulo na semifinal da Copa do Brasil. O confronto de ida, ainda sem mandante definido, está marcado para o dia 26 de julho.
O Corinthians volta a campo na próxima terça-feira (18), quando enfrenta o Universitario, no Peru, pela partida de volta dos playoffs da Sul-Americana, às 21h30 (de Brasília). No mesmo dia e pela mesma competição, mas às 19h, o América-MG recebe o Colo-Colo, no Independência.
Curiosidade: com o gol marcado, Róger Guedes chegou a 30 tentos na Neo Química Arena e igualou Jô como o maior artilheiro da história da casa alvinegra.
Como foi o jogo
O Corinthians começou o jogo sendo incomodado pela forte marcação do América-MG que, mesmo fora de casa, subiu suas linhas e pressionou a saída de bola.
Além de pressionar o time da casa, o Coelho foi perigoso nos lances em velocidade, principalmente pelo lado esquerdo do ataque. Pedrinho e Nicolas deram trabalho para Fagner e Gil.
Fazendo sua estreia pelo Timão, Matías Rojas se apresentou para o jogo e foi o principal jogador do time durante a primeira etapa. O camisa 18 circulou por todo o campo e distribuiu passes precisos, além de quase marcar um golaço.
Os dois times tiveram chances claras de tirarem o 0 a 0 do placar nos 45 minutos iniciais, mas os goleiros e a trave levaram o placar zerado para os vestiários.
O Corinthians voltou dono do jogo na segunda etapa e abriu o placar logo no primeiro minuto. Acuado, o América-MG não conseguiu mais ligar os contra-ataques em velocidade que encaixou no primeiro tempo.
A partida ganhou ainda mais emoção entre os 20 e os 30 minutos. O Corinthians aproveitou sua superioridade no jogo e marcou o segundo, mas a alegria durou pouco, já que o América-MG descontou. A festa mineira também teve curta duração, com o Timão chegando ao seu terceiro tento.
Aposta de Vagner Manicini no América-MG para o segundo tempo, Benítez incomodou a defesa do Corinthians e foi o responsável por manter o Coelho vivo na partida. O argentino marcou um golaço e ainda deu assistência para Mastriani deixar o dele.
Com o agregado igualado, o Corinthians tentou uma pressão final nos acréscimos, mas sofreu com a forte marcação do time mineiro. O Coelho, por sua vez, diminuiu o ritmo, levando a decisão para os pênaltis.
Lances importantes e gols
Espalmou Pasinato! - Logo no primeiro minuto de jogo, Róger Guedes recebeu com espaço na entrada da área e finalizou cruzado. Mateus Pasinato caiu no canto direito e espalmou.
Cássio! - Em cobrança de falta lateral na área, Martinez tentou surpreender o goleiro do Corinthians com um chute direto, mas o camisa 12 foi até o seu canto direito e espalmou para escanteio.
Quase um golaço - Estreante, Rojas recebeu na intermediária ofensiva e, quase do meio de campo, tentou surpreender Mateus Pasinato. A bola passou raspando o travessão.
Pasinato de novo - Em nova jogada de Matías Rojas, o paraguaio encontrou Róger Guedes na entrada da área. O camisa 10 bateu firme, mas Pasinato espalmou.
Na trave! - Em contra-ataque puxado por Cássio, Rojas levou para o fundo e, de três dedos, mandou a bola na cabeça de Róger Guedes, que fechou na segunda trave e cabeceou na trave.
Na hora certa - Na reta final do primeiro tempo, Mastriani recebeu cara a cara com Cássio. O uruguaio ajeitou o corpo e finalizou na saída do goleiro, mas Murillo travou o chute no momento exato.
1 x 0 - O Corinthians saiu na frente logo no começo do segundo tempo com Renato Augusto. Fagner recebeu pela direita e cruzou na área. O camisa 8 apareceu na segunda trave e cabeceou encobrindo Mateus Pasinato.
Passou raspando - O Corinthians quase fez o segundo com Gabriel Moscardo. Com liberdade na entrada da área, o volante bateu colocado, no canto esquerdo de Pasinato. A bola passou raspando a trave.
Milagre! - Renato Augusto puxou contra-ataque pelo Corinthians e deixou Yuri Alberto na cara do gol. O centroavante finalizou firme, cruzado, mas Mateus Pasinato defendeu com o rosto e evitou o segundo do Timão.
2 x 0 - Róger Guedes recebeu pela direita do ataque e encontrou Ruan Oliveira infiltrando na área. O meio-campista bateu cruzado, e Yuri Alberto, de carrinho, completou para a rede.
2 x 1 - Benítez fez um golaço na Neo Química Arena. O argentino recebeu a bola na meia-lua, dominou de costas para o gol e girou finalizando no ângulo esquerdo de Cássio, que nada pôde fazer.
3 x 1 - A igualdade do América-MG no placar agregado durou pouco. Aos 28 minutos, Gil subiu mais alto que a defesa em cobrança de escanteio e cabeceou. Róger Guedes, de peixinho, completou para o gol.
3 x 2 - Em jogada trabalhada na entrada da área, Benítez tabelou e serviu Mastriani na marca do pênalti, que só teve o trabalho de completar para o gol.
Pênaltis - O nome dos pênaltis foi Cássio. O goleiro do Corinthians defendeu a cobrança de Paulinho Bóia e, com o pé, salvou a batida de Benítez. Marcinho ainda desperdiçou pelo lado do Coelho, mandando para fora. Pelo Timão, apenas Adson errou, e Yuri Alberto converteu o pênalti derradeiro.
FICHA TÉCNICA
Corinthians 3 (3) x (1) 2 América-MG
Data: 15/07/2023 (sábado)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Competição: Jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Fagner, Yuri Alberto, Róger Guedes, Gabriel Moscardo (COR), Benítez (AMG)
Gols: Renato Augusto (1'/2°T), Yuri Alberto (19'/2°T), Benítez (23'/2°T), Róger Guedes (28'/2°T), Mastriani (37'/2°T)
Corinthians: Cássio; Fagner (Bruno Méndez), Gil, Murillo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo (Matheus Araújo), Fausto Vera (Ruan Oliveira) e Renato Augusto (Giuliano); Matías Rojas (Adson), Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
América-MG: Mateus Pasinato; Marlon (Breno), Iago Maidana, Éder e Danilo Avelar (Nicolas); Lucas Kal (Paulinho Bóia), Juninho (Marcinho) e Martinez; Pedrinho, Everaldo (Benítez) e Mastriani. Técnico: Vagner Mancini