Enfrentar Messi turbina sonho de brasileiro em time surpresa da MLS
Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre
15/07/2023 04h00
O St. Louis City é o time surpresa da MLS (Liga norte-americana de futebol) até o momento. Mesmo em sua primeira temporada, a franquia é líder da Conferência Oeste com 38 pontos em 22 jogos. No elenco, o brasileiro Célio Pompeu, de 23 anos, vive a expectativa de realizar o sonho de enfrentar Lionel Messi.
O que aconteceu
Célio é atacante e passou pela base do Ceará no Brasil antes de partir para os Estados Unidos ainda distante do futebol profissional.
Ele foi observado em um torneio no Rio de Janeiro e convidado para completar os estudos nos EUA, atuando nas competições escolares.
A porta de entrada foi a Saint Benedict's Preparatory School, escola onde estudou Claudio Reyna, ídolo do futebol dos Estados Unidos e pai de Giovanni Reyna, atual jogador da seleção, além de Gregg Berhalter, também ex-jogador e ex-técnico da seleção dos Estados Unidos.
Após vários títulos no 'High School', Célio foi para o futebol universitário e depois de um ano já subiu de categoria para atuar na MLS.
O fato de ter chegado aos Estados Unidos antes de encarar a Liga ajudou na adaptação e na preparação dele para enfrentamentos mais duros.
O começo da minha trajetória está sendo muito bom. Temos vencido os jogos e isso dá confiança. O que eu senti mais é que é um jogo muito físico, nosso time é um time de transição, normalmente corremos 12 quilômetros por jogo. Em termos de qualidade, de futebol com a bola, tem jogadores com muita qualidade aqui, mas eu me senti no mesmo nível deles. Estou melhorando muito. Com a bola, o brasileiro sempre tem o algo a mais, o toque diferente
Célio Pompeu
Sonho de enfrentar Messi
Célio já deu uma assistência em sua primeira partida pelo St.Louis, pela US Open Cup, disputada ano passado. Na temporada atual da MLS ele tem três assistências e um gol.
Atualmente, ele se firmou como titular e está entre os melhores dribladores da MLS.
A equipe também conta com outro brasileiro, o atacante Klauss, que é cria da base do Grêmio e fez sucesso no futebol da Áustria. O nome mais conhecido do elenco é o goleiro Burki, com passagem pelo Borussia Dortmund.
Agora, o atacante natural de Fortaleza sonha EM encarar Lionel Messi, contratado pelo Inter Miami, nos gramados dos Estados Unidos.
Meu sonho era estar na MLS, agora estou e penso em novos objetivos. Quero passar mais um ou dois anos aqui, o Messi chegou agora, quero muito jogar contra ele, é um sonho, nunca pensei que iria acontecer e tá se tornando realidade. Eu sinto que o céu é o limite
O que mais ele falou
O bom momento do time. "Nosso time é muito focado, amigo, ninguém tem o ego muito alto, todos estão no mesmo barco, trabalhando juntos. Nosso diferencial é ser um time muito coletivo".
Características. "Sou um jogador bem agressivo, que ataca e defende com a mesma intensidade. Cubro muito o espaço, mas minha melhor característica é o mano a mano. Sou agressivo, driblador, gosto de ir pra cima, criar jogadas, dar assistências e fazer gols".
Próximos objetivos da carreira. "Eu penso passo a passo. Agora estou sendo titular, já tenho oito jogos no primeiro ano. Sonho, no futuro, com as cinco grandes ligas da Europa. Depois, quem sabe voltar ao Brasil. Mas já vivo o meu sonho que é trabalhar fazendo o que eu amo".