Uma tentativa de reproduzir a dança de guerra 'Haka' da Nova Zelândia por parte da seleção espanhola feminina de futebol não pegou bem entre os moradores do país.
O que aconteceu
O 'Haka' é uma dança maori que costuma ser usada em partidas esportivas ou em guerras. Ela também é usada para homenagear convidados ou em funerais.
As imagens viralizaram nas redes sociais e logo tiveram repercussão em toda a Nova Zelândia. Por meio das redes sociais, a população demonstrou entender se tratar de uma zombaria.
Misa Rodríguez, Jenni Hermoso, Salma Paralluelo e Laia Codina) foram vistas simulando a dança.
Classificação e jogos
Dirigentes da FIFA chegaram a entrar em contato com a seleção. Segundo veículos locais a entidade teria transmitido preocupação com o que havia acontecido.
A seleção espanhola não se pronunciou sobre o assunto ao nível público, mas houve um chamado de atenção de forma privada com as jogadoras.
Essa não é a primeira vez que a dança é motivo de polêmica, já que jogadores da Holanda também realizaram ações semelhantes há quatro dias.
4 players from the Spanish women's team mocks the New Zealand Māori haka during training and the official website of Spain (@SEFutbolFem) publishes it, creating a wave of indignation among the 15% of the population of Māori origin, 4.5M people.
-- . (@__JacobTaylor) July 15, 2023
What a great lack of respect. pic.twitter.com/9sUD3mgzbu
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.