Atlético-MG empata com Goiás no Brasileirão e amplia seca com Felipão

Goiás e Atlético-MG fizeram um jogo bastante truncado no Hailé Pinheiro, empataram por 0 a 0 em jogo da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro e não conseguiram interromper uma série de tropeços.

O resultado deixou os goianos com 12 pontos e dentro da zona do rebaixamento, em 17º — já são quatro jogos seguidos sem vitória no torneio.

Os mineiros, que foram aos 21 pontos, em 12º, acumulam uma sequência ainda pior: o Atlético-MG não vence há sete partidas. O histórico engloba um jogo da Libertadores e seis do Brasileirão.

Os times voltam a jogar no fim de semana longe de casa. O Goiás vai a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro no domingo, enquanto o Atlético-MG, um dia antes, joga contra o Grêmio em Porto Alegre.

Como foi o jogo

Na 1ª etapa, mais luta do que jogo: os atletas das duas equipes abusaram da força e deram trabalho ao árbitro Raphael Claus. No pouco tempo de bola rolando, os mandantes exploraram a velocidade pelas pontas e causaram mais perigo aos comandados de Felipão.

A metade final ameaçou ter mais dinâmica, mas ganhou truculência rapidamente. Em meio a um show de cartões amarelos, Vinícius e Morelli ameaçaram o gol dos visitantes, enquanto Hulk foi o mais participativo por parte dos mineiros. Já nos acréscimos, Arana deu uma cotovelada em Maguinho com a bola parada e acabou expulso.

Cronologia do jogo

Everson segura pressão. O jogo começou com os mandantes velozes no ataque e duros na defesa. A primeira esticada goiana foi protagonizada por Vinícius, que recebeu na ponta esquerda, limpou Saravia e cruzou para a área. João Magno apareceu do outro lado e, nas costas de Arana, obrigou Everson a fazer linda defesa ao espalmar para escanteio. O goleiro atleticano ainda desviou nova bola alçada na área de sua equipe no lance seguinte.

Continua após a publicidade

Hulk caçado. A grande estrela do Atlético-MG não conseguiu obter espaço para mostrar seu futebol até a metade do 1° tempo em meio a uma marcação bastante apertada do adversário. Em uma das tentativas de ficar com a bola, Hulk acabou agarrado por trás por Bruno Melo, que acertou o braço na boca do ex-capitão da equipe mineira.

Hulk tenta sair da marcação em Goiás x Atlético-MG, jogo disputado no Hailé Pinheiro
Hulk tenta sair da marcação em Goiás x Atlético-MG, jogo disputado no Hailé Pinheiro Imagem: Pedro Souza / Atlético

Dois gols perdidos no mesmo lance. O Goiás ficou perto de abrir o placar aos 29 minutos, mas pecou na hora da finalização. Morelli recebeu lindo passe de Oyama pelo meio e, dentro da área, acabou bloqueado pela defesa. No rebote, João Magno acertou a orelha da bola, que sobrou para o próprio companheiro — o volante, no entanto, também não pegou em cheio. Foi o último grande lance até o intervalo.

Vinícius e Hulk arriscam, mas erram. O 2° tempo começou mais dinâmico e contou com boas oportunidades para os dois lados. Primeiro, Vinícius recebeu bom passe da direita e chutou por cima da meta de Everson. Logo depois, Hulk sofreu falta de Bruno Melo e tentou surpreender Tadeu na cobrança, mas errou o alvo.

Claus põe a mão no bolso. A partida continuou truncada, e o resultado foi a aplicação de cartões amarelos por parte do árbitro. Igor Rabello e Jemerson, ambos por reclamação, foram advertidos por parte do Atlético-MG. No Goiás, Bruno Melo acertou Hulk de novo e acabou amarelado — Diego Gonçalves atrapalhou cobrança de tiro de metade e foi outro penalizado.

Arana expulso. Já nos acréscimos, Claus mudou a cor do cartão e tirou Arana da partida: pouco antes de uma cobrança de falta do Goiás, o lateral deu uma cotovelada em Maguinho, que caiu com dores. Após analisar o movimento no VAR, o juiz optou pelo vermelho, mas não deu pênalti porque a bola não estava em jogo.

Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA
GOIÁS 0x0 ATLÉTICO-MG

Data e horário: 17 de julho de 2023, às 20h (de Brasília)
Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Manis (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral (SP)
Cartões amarelos: João Magno, Bruno Melo, Diego Gonçalves, Lucas Halter e Allano (GOI); Igor Rabello, Jemerson, Allan Franco, Vargas (ATM)
Cartões vermelhos: Guilherme Arana (ATM)
Gols: não houve

GOIÁS: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Sander; Willian Oliveira, Morelli e Oyama (Dodô); Vinícius (Allano), Anderson Oliveira (Matheus Peixoto) e João Magno (Diego Gonçalves). Técnico: Armando Evangelista

ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia, Igor Rabello, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Allan Franco, Edenílson (Pedrinho) e Igor Gomes (Patrick); Paulinho (Vargas) e Hulk. Técnico: Felipão

12 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Leda Cury Fonseca

Felipão não ganha de ninguém. É o técnico ideal para o Santos.

Denunciar

Otacilio Ferreira Lage

Lamentável! O time do Atlético MG que entrou em campo ontem, em Goiás, não mostrou nada de bola. Jogadores dispersos em campo; o coletivo sumiu.

Denunciar

Renato Isnard Khair

Felipão começou mal no Galo. Goiás tem que reagir se não quiser cair.

Denunciar