ONU Mulheres e Fifa se unem para promover igualdade de gênero na Copa

A Copa do Mundo 2023, na Austrália e Nova Zelândia, começa amanhã (20). O torneio organizado pela Fifa contará com algumas ações da principal entidade do futebol em parceria com a ONU Mulheres pela igualdade de gênero.

O que aconteceu

'Unidas pela igualdade de gênero' e 'Unidas pelo fim da violência contra a mulher'. Estes serão os dois temas abordados pela campanha promovida pela ONU Mulheres e pela Fifa durante o Mundial.

Seis agências da ONU e Fifa. Além da ONU Mulheres, a Unesco (Agência da ONU para Educação e Cultura, o Acnur (Agência da ONU para Refugiados), a Comissão de Direitos Humanos, o Programa Mundial de Alimentos e a Organização Mundial da Saúde também fazem parte das campanhas.

Ações na terceira rodada e nas semifinais. As frases que carregam o mote da campanha serão destacadas nas braçadeiras das capitãs das seleções, nos paineis de publicidade e em grandes bandeiras antes dos jogos.

As mulheres que competem nesta Copa do Mundo são modelos para todas as meninas deste planeta. Sua força e habilidades são inspiradoras. Ao mesmo tempo, este torneio é um lembrete de que muitas mulheres e meninas são excluídas do mundo do esporte e que, mesmo aquelas que participam, muitas vezes sofrem tratamento discriminatório e, em alguns casos, abuso. A Copa do Mundo Feminina nos mostra o quanto não apenas elas, mas o mundo inteiro perde quando deixamos de oferecer a mulheres e meninas as mesmas oportunidades que a homens e meninos. Nossa parceria com a FIFA, inclusive na campanha global 'Futebol une o mundo', reflete um sério compromisso e ambição de abordar este tema para o benefício de todos.
Sima Bahous, diretora-executiva da ONU Mulheres

Seleção brasileira feminina de futebol - CC

Deixe seu comentário

Só para assinantes